domingo, 12 de setembro de 2021

A primeira de Pecco


Francesco Bagnaia chegou à equipe oficial da Ducati para dar uma oxigenada na equipe italiana, após vários anos capitaneada por Andrea Doviziozo. Ao lado de Jack Miller, Bagnaia seria uma aposta no futuro próximo da montadora para enfrentar os demais titãs da MotoGP. Ninguém pode questionar a velocidade de Miller, assim como não dá para questionar a sua inconsistência. Já Bagnaia é o inverso do australiano, sendo um piloto muito mais cerebral em cima da indomável Ducati. Num ano em que Quartararo domina, Bagnaia conseguia perseguir o francês mesmo não conseguindo vitórias em 2021. Em Aragón, uma pista que não parece ser das mais emocionantes do calendário da MotoGP, Bagnaia finalmente conseguiu sua primeira vitória na MotoGP numa disputa eletrizante com Marc Márquez nesse domingo, diminuindo bastante sua desvantagem para Quartararo num dia em que o piloto da Yamaha não esteve nada bem.

A corrida de hoje foi um mano a mano entre Bagnaia e Márquez, com ambos dominando a corrida inteira, mesmo que sempre com o italiano na frente. A impressão que se passava era que Márquez estava apenas esperando o momento para dar o bote certeiro e vencer em Aragón, pista que sempre andou muito bem. Contudo, as voltas foram passando e Bagnaia se mantinha sólido na ponta, aumentando a ansiedade de Márquez, que começava a efetuar ataques, prontamente defendidos por Bagnaia. Foram um total de sete trocos em toda a corrida e em todos eles, Bagnaia se comportou muito bem, mostrando sua pilotagem cerebral e não se importar em ter uma lenda atrás dele. Pecco rechaçou um último ataque desesperado de Márquez na última volta que lhe deu espaço para vencer pela primeira vez na MotoGP e garantir bons pontos num dia em que Fabio Quartararo foi muito mal e terminou numa opaca oitava posição. O francês já tinha avisado que Aragón não era uma pista boa para ele e no domingo isso se comprovou.

Na volta de desaceleração, era nítido que Márquez sentia o braço direito ferido pelo acidente do ano passado. A vida de um esportista pode mudar de uma hora para outra. Até Jerez no ano passado, Marc Márquez parecia imbatível, transbordando em confiança. Após seu acidente, o espanhol multi-campeão vai sobrevivendo com alguns lampejos de sua genialidade, limitada pelo seu grave ferimento, mas que felizmente Márquez começa a se manter no primeiro pelotão de forma constante, apesar do seu braço direito, porém, ainda muito longe do nível Marc Márquez de antes de Jerez. Outra lenda que está mal é Rossi. De aposentadoria confirmada, o italiano chegou a frequentar a última posição e não conseguiu ultrapassar Viñales, que estreou na Aprilia nesse domingo ainda tateando uma moto muito diferente do que estava acostumado.

A primeira vitória de Bagnaia pode lhe dar a confiança necessária para enfrentar Quartararo, que nesse domingo teve uma recaída gigantesca e teve um dia que lembrou os da sua derrocada no ano passado. Fabio ainda tem uma boa vantagem no campeonato, mas não pode baixar a guarda, com a possível subida de Pecco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário