domingo, 19 de setembro de 2021

Seguindo a tradição da família

 


Sempre lembrado pela épica ultrapassagem sofrida por Alex Zanardi em 1996, Bryan Herta era um verdadeiro especialista em Laguna Seca, onde conquistou duas vitórias e várias poles. Seguindo a tradição familiar, Colton Herta tem um retrospecto impressionante na pista californiana. Desde que o circuito em Monterrey voltou ao calendário da Indy em 2019, Herta venceu as duas corridas, sendo que a prova de hoje foi com uma dominância poucas vezes vistas na Indy. Colton liderou quase que de ponta a ponta, tendo em seu encalço Alex Palou, que junto com os resultados dos demais postulantes ao título, colocou uma mão na taça.

A corrida no belíssimo e tradicional circuito de Laguna Seca ocorreu quase sempre em bandeira verdade, pois a única bandeira amarela aconteceu no início da corrida e foi bem rápida. Alexander Rossi teve uma privação de sentidos e quase bateu no seu companheiro de equipe Colton Herta, sendo que Rossi foi a única vítima da sua afobação. Quando a bandeira verde reapareceu, a corrida se desenvolveu sem nenhum incidente, facilitando a vida de Colton Herta. Não foi a primeira vez que Colton dominou uma corrida em 2021, mas houve o caso de Nashville, quando Herta era claramente o piloto mais rápido do dia, mas teve azar numa bandeira amarela e acabou no muro. Hoje Colton imprimiu um ritmo forte e liderou 91 das 95 voltas. Colton também teve a sorte de que quem mais o ameaçou estava pensando mais no campeonato. Após a presepada de Rossi, Will Power assumiu a segunda posição, mas logo o australiano entrou nos boxes com problemas de motor, elevando Alex Palou ao segundo lugar. O jovem espanhol da Ganassi correu pensando unicamente no campeonato, não se preocupando muito em atacar Herta, que em troca não deu chances à Palou.

O único momento em que os dois primeiros colocados estiveram próximos foi quando Herta ficou preso atrás de um bolo de retardatários e mesmo assim, Palou não forçou nenhuma barra, pois sabia que estava amealhando importantes pontos no campeonato. Numa corrida onde o desgaste de pneus foi bastante acentuado, Pato O'Ward se perdeu na estratégia e ficou bastante longe da luta pela vitória, que nessa altura era o único resultado que lhe interessava. Pior atuação teve Scott Dixon. O hexacampeão esteve irreconhecível hoje e pecou justamente numa de suas melhores qualidades, que é a administração de corridas. Dixon quase levou uma volta hoje e ainda se envolveu num toque involuntário com Sato, saindo definitivamente da luta pelo título desse ano. Newgarden largou em 17º, arriscou numa heterodoxa estratégia de quatro paradas que acabou lhe colocando no top-10 no final, mas o americano da Penske tem chances apenas retóricas de conquistar o tricampeonato. Basta Palou largar semana que vem em Long Beach para que Josef saía do páreo.

No último stint da corrida, Romain Grosjean tomou conta do show. A sua equipe sempre esticava as paradas, fazendo com que Grosjean liderasse brevemente enquanto permanecia na pista. Porém, a tática se pagou na última parada, quando Grosjean colocou os pneus macios com poucas voltas para o fim e como a pista estava bem emborrachada, o desgaste não seria tão acentuado. Grosjean foi para cima de quem via pela frente, passando por fora ou por dentro, num ritmo alucinante do francês. Tão alucinante que quase pôs tudo a perder quando foi colocar uma volta em Jimmie Johnson na mítica curva Saca-Rolha.

Grosjean subiu para o terceiro lugar, tirando pontos importantes de Pato O'Ward, que teve que se conformar com o quarto lugar. Palou teve que aumentar o ritmo para não ser importunado por Grosjean, mas o segundo lugar conquistado em Laguna Seca foi bastante valioso para o espanhol, que chegará à última corrida da temporada com uma mão e meia na taça.

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