domingo, 12 de setembro de 2021

Dobradinha feliz

 


Uma vitória de Daniel Ricciardo parece ser sempre mais animada que o normal, mas a desse domingo pareceu ser ainda mais especial. O australiano vinha fazendo uma temporada abaixo das expectativas em sua estreia pela McLaren, sendo constantemente derrotado por Lando Norris, a grande sensação do campeonato. Porém, ao se colocar como o líder da corrida em Monza, Ricciardo se comportou como nos bons e velhos tempos de Red Bull, liderando a prova com maturidade e não se importando com os ataques que sofria. Ricciardo voltou a vencer, assim como a McLaren, que vibrou não apenas com a vitória, mas com uma incrível dobradinha num dia marcado por outro incidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton.


A corrida de hoje não tão maluca como a do ano passado, pois apesar de ninguém em sã consciência poderia apostar na vitória da McLaren, o time laranja sempre se mostrou como a clara terceira força do grid e pela dificuldade com que os pilotos de Mercedes e Red Bull tiveram para ultrapassa-los, a McLaren estava mais próximo dos líderes do que o imaginado. Após a Sprint Race de ontem, era esperado que Max Verstappen vencesse a corrida, mas assim como ocorreu com o plano da Mercedes desse sábado, os planos da Red Bull caíram por terra também na largada, quando Ricciardo partiu como um raio e emergiu na primeira curva em primeiro, superando Verstappen. Hamilton, largando com pneus duros, enquanto os demais largaram com médios, dessa vez largou muito bem e chegou a atacar Verstappen, que como sempre não lhe deu espaço e os dois se tocaram. Isso teria reverberações mais tarde? O fato foi que Norris retomou a posição de Hamilton e o que se viu foi uma corrida estática, onde a pouca efetividade do DRS e a força do motor Mercedes ajudaram Daniel Ricciardo e Lando Norris segurarem suas posições contra Max Verstappen e Lewis Hamilton, respectivamente. Tudo seria decidido nos boxes. 

A Red Bull teve que abortar a parada de Max quando percebeu que pararia na mesma volta de Ricciardo, mas isso não valeu de nada quando a Red Bull, considerada a equipe mais rápida da F1, fez um péssimo pit-stop. Enquanto isso na pista, finalmente Hamilton ultrapassava Norris e a corrida parecia se encaminhar para o inglês, lembrando que a Mercedes tinha sido a equipe mais rápida do final de semana italiano. Porém, os deuses da velocidade nos pregou outra peça. Hamilton parou logo em seguida e mesmo não sendo um pit-stop perfeito, o inglês voltou entre Norris e Verstappen na entrada da apertada curva um. Talvez lembrando o lance da primeira curva, Hamilton jogou seu carro para o mais próximo possível do apex da curva um, deixando pouco espaço para Verstappen, normalmente com mais ação por ter acelerado desde a curva Alboreto, antiga Parabolica. Claro que Max não se portaria de forma sossegada com o comportamento de Hamilton e também jogou duro dentro da Variante del Rettifilo, resultado em mais um toque entre os dois e o final de prova para os dois líderes do campeonato.

Mais uma vez Hamilton e Verstappen se veem num lance polêmico de corrida, sendo que dessa vez ambos se deram mal, mas tudo poderia ser ainda pior. E trágico! O carro de Verstappen caiu em cima do cockpit de Hamilton e foi claro que o inglês foi salvo pelo Halo, que fez seu trabalho. O aparato pode ser feio, mas já dá para dizer que está se pagando. O Red Bull de Max cairia com todo o seu peso em cima da cabeça de Hamilton, com resultados potencialmente trágicos se não fosse o Halo. 


Sem Max e Lewis, a corrida recomeçou com os dois carros da McLaren na frente, mas com duas potenciais ameaças logo atrás. Sergio Pérez fazia uma corrida apagada até então, mas graças a uma estratégia melhor estava na frente da dupla da Ferrari, mas antes do SC provocado pelo seu companheiro de equipe, tinha se metido no entrevero com Charles Leclerc que lhe caberia uma punição. Bottas fazia uma corrida brilhante de recuperação e já estava no pelotão dianteiro. Bastou Pérez e Bottas se livrarem da dupla da Ferrari para atacar os carros laranjas à sua frente. Ou não? Com Norris sob ataque feroz de Pérez, a McLaren mandou Ricciardo aumentar o ritmo, o que foi seguido por Norris e a dupla não teve trabalho para segurar dois pilotos com carros melhores. Pérez ainda teve uma última missão em Monza. Tendo que cumprir 5s de punição, o mexicano fez de tudo para segurar Bottas nas voltas finais, pois o nórdico tinha muita ação e poderia atacar com mais força a McLaren, dando mais pontos para a Mercedes para o Mundial de Construtores. Pérez fez bem essa missão, mas no geral ficou devendo e com a punição, terminou em quinto, ainda tendo tempo para ficar na frente de Sainz, na segunda Ferrari.


Claro que a festa foi legal com a primeira vitória da McLaren desde 2012 e a primeira dobradinha desde 2010. Mesmo ainda sem chances de derrotar Mercedes e Red Bull em condições plenamente normais, dá para dizer que a McLaren teve seus méritos em colocar seus pilotos nas posições certas nesse domingo e deixa-los numa situação de se defender bem dos ataques fortes de Verstappen, Hamilton e Pérez, melhor equipados do que Ricciardo e Norris. Ricciardo fez uma corrida surpreendente, levando-se em conta seu histórico recente, onde parecia não se entender com o carro da McLaren, mas ao sair na primeira fila, o australiano largou muito bem e controlou a prova sem maiores dificuldades, lembrando que Daniel já é um veterano de vitórias. Lando Norris também se portou muitíssimo bem na corrida, servindo muito bem como escudo para Ricciardo e ainda conseguindo seu melhor resultado na F1 com o segundo lugar. Lembrando a situação da McLaren cinco anos atrás, um grande parabéns para Zak Brown e sua equipe, que fez ressurgir a gigante McLaren rumo às vitórias.

Correndo em casa, a Ferrari se recuperou do vexame que foi a corrida do ano passado com um quarto lugar próximo dos líderes para Leclerc, porém, os italianos viram a McLaren disparar na disputa pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores. Stroll deu um toque em Vettel na primeira volta, mas como é filho do chefe, não deverá receber nem uma reprimenda e ainda conseguiu um sétimo lugar, na frente de Alonso. No dia em que Bottas fez uma ótima corrida e subiu ao pódio após largar em último, Russell foi lá e também brilhou com um nono lugar com a Williams, com Ocon fechando a zona de pontos. Giovinazzi conseguiu uma ótima largada, chegou a brigar com a dupla da Ferrari, mas um toque com Sainz acabou com o sonho do italiano marcar pontos e a Alfa ficou zerada. Um ano depois do sonho que foi a vitória de Gasly em Monza, a Alpha Tauri teve um dia para esquecer com seus dois pilotos abandonando antes da quinta volta. Já no confuso reino da Haas, Gunther Steiner terá mais uma tensa conversa com seus dois pilotos, que se tocaram de novo na corrida.


A volta da McLaren às vitórias mostrou o quão aleatório estar o campeonato 2021, ainda mais com Hamilton e Verstappen continuando a dar chances aos adversários para brilhar. Num final de semana totalmente favorável para a Mercedes, fechar o domingo zerado pode pesar bastante para Hamilton, assim como Verstappen pode lamentar bastante seu pit-stop desastroso, que o colocou em uma nova briga com Hamilton e no final, os dois saíram da corrida. Com nada a ver com os problemas alheios, Ricciardo, Norris e McLaren brilharam em Monza, com direito a shoey e tudo. 

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