Ainda assim, pode-se dizer que Bagnaia teve um pouco de sorte pelo o que aconteceu antes. Na freada da primeira curva, seu companheiro de equipe Enea Bastianini teve uma pane mental e derrubou outras cinco Ducatis, num acidente que rendeu uma fratura no tornozelo de Enea. Por ter menos motos no pelotão, isso pôde ajuda Pecco quando ele ejetado da moto e caiu no meio da pista, ficando totalmente exposto às várias motos que vinham a seguir, já que Bagnaia largara na pole e liderava. Binder não teve muito o que fazer e atingiu as pernas de Pecco em cheio, lhe causando alguns ferimentos, mesmo que ainda nada confirmado e se Bagnaia terá que passar por um longo processo de recuperação. O caso lembra um pouco o que aconteceu com Márquez em Jerez em 2020, só nos restando torcer para que a recuperação de Pecco seja mais breve e responsável.
A bandeira vermelha resultante deixou o clima em Barcelona ainda mais tenso, fazendo com que a segunda largada fosse mais calma. As Aprilias vinham mostrando um rendimento espetacular em Barcelona e Espargaró já havia vencido a Sprint Race nesse sábado. Um ano depois da presepada protagonizada por Aleix, quando errou as contas da corrida, Espargaró foi com tudo para a sua corrida caseira, já que ele nasceu próximo ao circuito de Montmeló. O espanhol não largou tão bem e foi superado pelo companheiro de equipe Maverick Viñales, que passou boa parte da prova na ponta, mas na medida em que Espargaró se aproximava, era claro que a ultrapassagem era inevitável, como realmente foi. A Aprilia marcou uma dobradinha inédita, com Jorge Martin completando o pódio. Vice-líder do campeonato, Martin pode ser a grande aposta da Ducati para esse resto de 2023, mas nos resta torcer para que o grave acidente de Bagnaia seja apenas um grande susto e que o italiano volte tão forte como antes.
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