domingo, 8 de outubro de 2023

Calmaria no caos

 


Se Sprint Race já não tinha sido caótica o suficiente, a FIA decidiu deixar o Grande Prêmio do Catar ainda mais desordenado, com os problemas de pneus identificados pela Pirelli, fazendo com que os pilotos tivessem que fazer três paradas obrigatórias e ainda ter um limite de voltas percorridas com cada set de pneus, contando as que foram dadas durante os treinos. A corrida prometia ser bastante confusa, mas afora a largada, a prova catari ocorreu de forma tranquila, onde Max Verstappen concluiu mais uma corrida com uma vitória dominante, enquanto a McLaren corroborou com a sua grande recuperação e completou o pódio com Piastri na frente de Norris.

A largada foi o ponto que gerou mais discussão. Saindo com pneus macios, Hamilton largou melhor do que Max e Russell, que estavam logo à sua frente. Após um chega pra lá de George, Lewis mergulhou por fora numa manobra bastante otimista, gerando um toque entre os dois pilotos da Mercedes, causando o abandono de Hamilton, enquanto Russell caiu para último por causa de um pneu furado. Houveram reclamações via rádio de ambas as partes, mas Hamilton, para tristeza dos que amam uma treta, viu as imagens e rapidamente assumiu a culpa pelo incidente, pedindo desculpas à equipe e a Russell. Pela segunda corrida consecutiva, a dupla da Mercedes se viu envolvida em incidentes, fazendo com que Toto Wolff, que se recupera de uma cirurgia no joelho, tenha bastante trabalho para apaziguar seus pilotos, mesmo com as desculpas de Lewis. Apesar de tudo isso acontecendo praticamente do seu lado, Verstappen saiu ileso para receber a bandeirada com tranquilidade 57 voltas depois, mas não se pode chamar de uma corrida tranquila. A corrida no Catar, mesmo realizada à noite, transformou a vida dos pilotos num inferno e pela primeira vez em muito tempo, um piloto abandonou por cansaço, no caso, Logan Sargeant. Max Verstappen saiu de sua Red Bull claramente cansado e suando em bicas. Ao seu lado, a jovem dupla da McLaren também se esparramava pelo chão de tão cansados. Tendo suas voltas canceladas na classificação para a corrida. Piastri e Norris largavam em sexto e décimo respectivamente, mas a batida entre as Mercedes abriu um clarão para Piastri, que pulou para segundo quase que imediatamente. Norris ganhou três posições e na enorme sequência de paradas, subiu para terceiro e insinuou um ataque para cima do seu companheiro de equipe nas voltas finais, logo terminado pela McLaren. O time laranja foi de longe o que mais evoluiu em 2023 e a McLaren já se anima pelo quarto lugar no Mundial de Construtores. No Catar, a McLaren foi nitidamente a segunda força da F1 e após mais de dez anos, a McLaren conseguiu dois pódios duplos de forma consecutiva. 

No entanto, Lando Norris parece incomodado pelo sucesso de Piastri, que vem caindo nas graças da McLaren e da F1. O novato australiano vem fazendo um ótimo trabalho e vem tomando espaço de Norris, que pareceu bem frustrado por ver Piastri, que chegou esse ano na F1, já vencendo uma corrida (OK, uma Sprint que não conta nas estatísticas) e nesse domingo, foi superado mais uma vez. Porém, se a McLaren marca pontos com seus dois pilotos de foram quase igualitária, na Red Bull a situação fica cada vez mais constrangedora para Pérez. Tendo o carro destruído pela presepada de Ocon na Sprint, Checo largou dos pits, iniciando uma corrida horrorosa do mexicano, onde foi punido nada menos do que três vezes e por muito pouco ficou na zona de pontuação, apenas 1s na frente de Stroll. Ajudado pelo abandono de Hamilton, Pérez permanece na vice-liderança do campeonato, mas as exibições esdrúxulas de Pérez vão se acumulando. Mesmo com contrato assinado para 2024, Pérez deve colocar suas barbas de molho, ainda mais com Liam Lawson fazendo um bom trabalho. Com exceção de hoje...

Russell fechou em quarto, provando que poderia ter feito uma boa prova e ameaçado a dupla da McLaren se não fosse a diarreia mental de Hamilton na primeira curva da prova. A Ferrari teve um abandono ainda antes da largada, quando foi encontrado um vazamento no tanque de combustível de Sainz e o abandono nem largou. Com uma pista com tantos desafios de desgaste de pneus, não foi surpresa ver Leclerc fazer uma corrida discreta rumo ao quinto lugar. Alonso e Leclerc foram prejudicados pelo incidente 'mercediano' na primeira curva e o espanhol ainda saiu da pista, fazendo brigar mais fortemente com a dupla da Alpine, mas Fernando acabou se sobressaindo ao marcar bons pontos com um sexto lugar, diminuindo a diferença para Hamilton. Gasly foi um dos que sofreram com problemas com os polêmicos track limits e saiu da zona de pontuação, o mesmo não acontecendo com Ocon, que foi sétimo, logo à frente da dupla da Alfa Romeo. Com mais pneus novos guardados, Bottas e Zhou fizeram uma ótima corrida e marcaram bons pontos para o time italiano.

Mesmo com tantos problemas no Catar, como o desgaste exagerado dos pneus, zebras piramidais e um calor absurdo, a F1 não viu uma corrida caótica. Com tantas estratégias diferente, as ultrapassagens que ocorreram foi mais por causa da diferença de pneus entre os pilotos. Max Verstappen se manteve impávido na ponta, liderando a corrida com facilidade. Como sempre em 2023.

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