É possível fazer um campeonato de turismo com carros diferentes! Foi o que mostrou o WTCC e a F-Truck em suas etapas de aberturas neste domingo e em toda sua existência. Ao contrário do que apregoa a Stock-Car, o equilíbrio de uma categoria pode ser encontrado com carros diferentes e isso chama a atenção de várias marcas, que investem mais em seus carros e trazem grandes pilotos para suas equipes, melhorando o nível técnico do campeonato. Isso é um círculo vicioso que também acomete a F-Truck, com a chegada nesse ano de Chico Serra e Gaston Mazzacane, sendo que o atual campeão da categoria é Felipe Giaffone.
O Mundial de Turismo, também conhecido como WTCC, tem três montadoras – que se tornarão cinco em breve – e grandes pilotos, como o lendário Alex Zanardi, a promessa Augusto Farfus, os conhecidos Gabriele Tarquini, Nicola Larini e Jorg Muller e o multi-campeão Andy Priaulx. BMW, Seat e Chevrolet investem não apenas em pilotos como também em tecnologia, como é o caso da marca espanhola, com o novo motor diesel, que não é mais nenhuma novidade no automobilismo mundial, mas se mostrou dominador neste domingo, com a dobradinha em Curitiba, com vitória do francês Yvan Muller na primeira prova e do italiano Tarquini na segunda. A potência do motor turbodiesel espanhol era bem superior as demais marcas, com uma reaceleração absurda. Em compensação, a BMW construiu um chassi bem balanceado e fez com que seus pilotos não ficassem na mão, com Farfus conseguindo um pódio na corrida inicial e colocando o tricampeão Prialx e s surpresa espanhola Feliz Porteiro circundando Tarquini no pódio, na segunda bateria. A Chevrolet decepcionou bastante, mas por causa dos seus pilotos, que provocaram acidentes entre si e acabaram com zero ponto na etapa inicial do campeonato. Por sinal, o modelo Lacetti da marca americana parece mais um carro coreano!
Já na Truck, categoria que passei a gostar depois de acompanhar in loco, a etapa inaugural em Guaporé foi marcada pela instabilidade climática, causando muitos acidentes e o Safety-Truck apareceu algumas vezes. Após uma hora e quinze minutos de pista úmida e muita tensão, Beto Monteiro conseguiu a vitória em sua estréia na nova equipe (Scania), após anos na Ford.
O Mundial de Turismo, também conhecido como WTCC, tem três montadoras – que se tornarão cinco em breve – e grandes pilotos, como o lendário Alex Zanardi, a promessa Augusto Farfus, os conhecidos Gabriele Tarquini, Nicola Larini e Jorg Muller e o multi-campeão Andy Priaulx. BMW, Seat e Chevrolet investem não apenas em pilotos como também em tecnologia, como é o caso da marca espanhola, com o novo motor diesel, que não é mais nenhuma novidade no automobilismo mundial, mas se mostrou dominador neste domingo, com a dobradinha em Curitiba, com vitória do francês Yvan Muller na primeira prova e do italiano Tarquini na segunda. A potência do motor turbodiesel espanhol era bem superior as demais marcas, com uma reaceleração absurda. Em compensação, a BMW construiu um chassi bem balanceado e fez com que seus pilotos não ficassem na mão, com Farfus conseguindo um pódio na corrida inicial e colocando o tricampeão Prialx e s surpresa espanhola Feliz Porteiro circundando Tarquini no pódio, na segunda bateria. A Chevrolet decepcionou bastante, mas por causa dos seus pilotos, que provocaram acidentes entre si e acabaram com zero ponto na etapa inicial do campeonato. Por sinal, o modelo Lacetti da marca americana parece mais um carro coreano!
Já na Truck, categoria que passei a gostar depois de acompanhar in loco, a etapa inaugural em Guaporé foi marcada pela instabilidade climática, causando muitos acidentes e o Safety-Truck apareceu algumas vezes. Após uma hora e quinze minutos de pista úmida e muita tensão, Beto Monteiro conseguiu a vitória em sua estréia na nova equipe (Scania), após anos na Ford.
A diferença entre as marcas, com cada uma tendo uma característica, fez das três provas deste domingo bem animadas, ao contrário das modorrentas corridas da Stock, com sua propalada “igualdade” e “competitividade”. Na Truck, há caminhões com motores e pesos diferentes, garantindo uma equalização muito grande. No WTCC, a Seat usa o modelo Toledo, que tem, além do motor diesel, câmbio semi-automático e é um carro cupê. A BMW usa motor à gasolina (o motor à diesel alemão está previsto para ainda esse ano), usa um câmbio manual convencional e o modelo 320i é um seda. Já o Lacetti também é um sedã, mas usa câmbio semi-automático e motor à gasolina. A Stock, usa o mesmo chassi, mesmo motor, mesmo câmbio... Viva as diferenças!
Também digo. Vivam as diferenças! P.S: O Farfus foi desclassificado do seu terceiro lugar por causa de uma irregularidade no seu carro. Isso vem lá no site oficial (www.fiawtcc.com)
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