Apesar de Lewis Hamilton ter feito o tempo mais rápido do dia, ficou a impressão que a Ferrari está mais forte do que nunca em Sepang, após os dois treinos livres iniciais. O piloto da McLaren só colocou seu nome no topo da tabela de tempos nos momentos finais do segundo treino livre de sexta-feira, quando estava com pneus moles e, provavelmente, com pouco combustível. Na maior parte dos dois treinos a Ferrari liderou com sobras, com Massa chegando a colocar mais de sete décimos em cima da McLaren mais próxima. Isso pode significar um ritmo de corrida extremamente forte da Ferrari, enquanto a McLaren parece muito bem em uma única volta lançada, pois Massa também tentou uma volta rapidíssima no finalzinho do último treino, mas não superou Lewis.
Porém, o maior adversário da Ferrari não parece ser a McLaren. No primeiro treino livre, Raikkonen encostou seu carro, acabando com seu treino. Para piorar, Adrian Sutil e Sebastien Bourdais viram seus motores Ferrari explodirem. O sinal de alerta já está soando pelos lados de Maranello e nem o bom ritmo inicial no final de semana malaio poderá ser garantido se os carros não chegarem. Felipe Massa mostrou sua garra habitual quando é acuado e seu olhar antes de entrar no carro na manhã malaia mostrava que o brasileiro já estava fervendo no calor de Kuala Lumpur. Contudo, esse é o grande problema de Massa. Não adianta mostrar atitude em uma única corrida, dando uma volta por cima após ser criticado, se na corrida seguinte voltar a fazer besteira. Velocidade não falta a Massa, apenas constância. Raikkonen se recuperou na segunda sessão e ficou com o terceiro melhor tempo, mas foi superado por Massa na maior parte do tempo e ainda resta saber o que houve com seu carro.
A principal preocupação da McLaren deve ser mesmo Kovalainen. O finlandês conseguiu apenas uma obscura sétima posição, muito pouco se comparado com seu companheiro de equipe. Hamilton vem sendo o grande ponto de desequilíbrio da atual Fórmula 1 e se a McLaren der um equipamento minimamente competitivo frente à Ferrari, Hamilton poderá tirar a diferença apenas no braço. Seu melhor tempo corroborou com essa afirmativa, pois se ficou poucos décimos à frente dos pilotos da Ferrari, ficou incríveis 1.457s à frente de Kovalainen!
Após Ferrari e McLaren (de Hamilton), vieram as grandes surpresas de hoje. Se você lembrar o que fez a Honda apenas seis meses atrás, é de se espantar o quarto lugar de Button hoje, menos de 1s atrás dos pilotos de ponta. O inglês precisa mostrar serviço, após a ótima exibição de Rubens Barrichello na Austrália e Jenson começou a sexta-feira de forma arrasadora, não apenas muito à frente do brasileiro, como colocando quase 1s sobre Rubinho. Outra surpresa é Vettel e o alemão mostrou por que é tão falado em equipes grandes. O piloto da Toro Rosso chegou a ter problemas na primeira sessão, quando seu freio dianteiro estourou na freada da reta oposta, para fazer uma ótima segunda sessão e andar durante muito tempo entre cinco primeiros, só superado quando alguns pilotos que vinham atrás dele, Hamilton inclusive, colocarem pneus moles. Bourdais praticamente não participou da segunda sessão por causa de problemas em seu carro e isso será um problema para o francês, que ainda aprende o traçado seletivo de Sepang.
Se na Toro Rosso as coisas vão bem, na Red Bull a sexta-feira foi de mal a pior. Primeiro David Coulthard demonstrou a fragilidade do conjunto da suspensão dianteira, quando o escocês saiu um pouco da pista, mas ao tocar as zebras, que nem eram tão altas assim, o carro energético simplesmente se desmanchou. Adryan Newey, que raramente aparece em Grandes Prêmios, coçou os olhos, pensando no que estava vendo. Para piorar, Mark Webber viu seu motor estourar na segunda sessão, fazendo com que os veteranos pilotos ficassem na parte de baixo do pelotão.
O vexame da Toyota em 2007 só não foi maior por causa do fiasco da rival Honda, mas com a montadora compatriota voltando a mostrar resultado, a maior fabricante de autómoveis do mundo tem a obrigação de melhorar, e muito, em 2008 e Trulli foi o sexto mais rápido no dia hoje, algo bastante comum em sua longa carreira. Resta ver na corrida, porém o preocupante foi ver Timo Glock apenas na décima oitava posição, muito longe do seu companheiro de equipe. A Williams voltou a tocar os pés no chão com Rosberg apenas em oitavo, bem distante do ritmo conseguido na Austrália, mas desta vez Kazuki Nakajima ficou bem próximo dele, apesar dos vários erros do novato japonês.
Assim como ocorreu em Melbourne, a BMW foi bastante discreta em Sepang, com seus pilotos mal conseguindo ficar entre os dez primeiros. Apenas Kubica, que mal andou na primeira sessão, colocou seu nome na parte de cima da tabela de tempos, enquanto Heidfeld teve que se contentar com a décima quinta posição. Vale a pena lembrar que uma semana atrás foi do mesmo jeito e todos lembram o que aconteceu no sábado e no domingo. A Renault foi muito mal hoje, mas se serve alguma coisa de consolo, foi o ótimo desempenho de Nelsinho, que foi o piloto que mais andou hoje e ficou muito próximo de Alonso e, desta vez, não cometeu erros. Bom início de fim de semana para Nelsinho e pode melhorar mais ainda se a Renault continuar assim e o saco de Alonso começa a se encher.
Fisichella mostrou que é mesmo piloto de equipe pequena ao colocar seu Force India na décima posição, colocação nunca sonhada quando a equipe se chamava Spyker ano passado. Muito pelo contrário foi Adrian Sutil, que sofreu è beça com rodadas e a quebra do seu motor. A Super Aguri, fazendo sua pré-temporada enquanto corre, vai ser mesmo o fecha fila de 2008.
Com mais um dia completado na F1, parece cada vez mais claro que Ferrari e McLaren dominarão o ano, com um bolo de boas equipes logo atrás. Se a Ferrari tem desempenho parecido com a McLaren, resta saber se terá a mesma confiabilidade, pois a frase pode ser velha, mas ainda funciona na F1: Para chegar em primeiro, primeiro tem que chegar!
perfeito comentário. parabens jcs. resta ver um bom desempenho dos brasileiros no treino oficial e corrida. abraço do emerson de santos/sp
ResponderExcluirGostei do comentário, mas também digo-te isto: normalmente os treinos livres são isso mesmo: livres. As equipas têm a liberdade de fazer o que quiserem com o carro, logo, podem andar com o depósito leve, para fazer tempos-canhão.
ResponderExcluirContudo, os treinos livres mostraram a nu algumas coisas perturbantes. E um desses exemplos é a inconsistência dos Ferrari. Não são fiáveis. E se mais logo, eles tiverem um problema, aí é que tu vais ouvir o "alerta vermelho" nos lados de Maranello.
Mas enfim, a qualificação vai ser o momento da verdade, aí tiram-se muitas conclusões... e só espero que o bom momento da honda continue!