sexta-feira, 14 de março de 2008

McLaren, Ferrari e... Red Bull?

Pode parecer meio clichê, mas a primeira sexta-feira da F1 não foi nada conclusivo para o resto da temporada. Normalmente observo com mais cuidado a segunda sessão, pois todos os carros já aparecem mais acertados com relação a primeira parte do dia e a temperatura será parecida com a da corrida. Para um circuito de rua como Melbourne, era mais lógico que o melhor tempo aparecesse na segunda sessão, mas o melhor tempo do dia, conseguido por Kimi Raikkonen, foi realizado na primeira sessão, consolidando a ordem da temporada passada, com Ferrari e McLaren muito à frente das demais.

O início dos ensaios de domingo mostrou uma F1 mais divertida, com várias saídas de pista e pilotos esterçando o volante até batente para segurar a barata. Pelo que deu para perceber, mais do que o fim do controle de tração, os pilotos sentiram mais falta do controle do freio-motor, pois vários saíram da pista na entrada de curva, e não na realeceração, como era esperado. Porém, essas saídas de pista também se deve à alta temperatura na Austrália (36 graus celsius à tarde) e a pista ainda suja, onde claramente se via os carros levantando uma pequena névoa de poeira.
A Red Bull foi a grande surpresa do dia, colocando Mark Webber na segunda posição da última sessão do dia e Coulthard na quinta posição. Diga-se de passagem, o australiano passou a maior parte da sessão em primeiro, só sendo superado por Hamilton nos minutos finais. É difícil um pulo de qualidade tão grande e a Red Bull estar embolada com McLaren e Ferrari é apenas uma chance remota, mas o toque de Adryan Newey se fez sentir nos carros energéticos. Outra dado interessante foi a péssima performance da BMW, com Nick Heidfeld ficando com a duvidosa honra de ser o primeiro abandono do ano. Mesmo com um carro feio de doer, a máquina bávara não se mostrou veloz e parece ter ficado ainda mais para trás com relação a McLaren e Ferrari, sendo alcançado por outras equipes.

A Renault teve um dia complicado. E de preocupação para o Brasil. Nelsinho Piquet viveu um dia de Kovalainen/07 e provocou a única bandeira vermelha do dia, mas o pior não foi isso. O estreante ficou muito distante de Alonso, que viu o quanto trabalho terá que fazer esse ano para levar a equipe francesa a uma posição mais digna. Outra que decepcionou um pouco foi a Williams, com a equipe de Grove perdendo praticamente toda a primeira sessão graças a problemas nos carros de Rosberg e Nakajima. Na segunda sessão, a equipe andou muito, mas não mostrou toda a velocidade esperada. Já sua fornecedora de motores, a Toyota, fez uma papel decente e Glock mostrou que Trulli pode caminhar mesmo para uma aposentadoria no final do ano, com o alemão superando o seu companheiro de equipe na primeira sessão, enquanto Trulli rodava no final da segunda sessão.

Outro que rodou forte foi Felipe Massa. O brasileiro andou forte, como normalmente faz, mas ficou atrás de Raikkonen no cômputo geral do dia, mas Felipe poderá dizer que foi atrapalhado por Jarno Trulli em sua melhor volta. Contudo, os tempos não mostram quem foi ou não atrapalhado e por isso que os números são cruéis. A Ferrari parece ter usado a segunda sessão para treinar seu ritmo de corrida e Raikkonen ficou numa obscura sexta posição. A McLaren mostrou que está no mesmo ritmo da Ferrari e Hamilton está melhor do que nunca e sua melhor volta na segunda sessão, quase 1s na frente de todos, mostrou que o inglês está mais focado do que nunca. Só resta Kovalainen melhorar seu ritmo e acompanhar Lewis.

Uma agradável surpresa foi ver o desempenho da novata (?) Force India, com Fisichella colocando o carro indiano entre os dez primeiros na segunda sessão, apesar de uma rodada. Com certeza uma melhora significativa, mas Adrian Sutil ficou muito para trás e somente amanhã saberemos qual é a verdadeira Force India. A Toro Rosso mostrou um bom rendimento na primeira sessão e nem tanto na segunda, mas o que permaneceu o mesmo foi a vantagem de Vettel sobre Bourdais, mas o francês ainda tem muito o que aprender. Visto o que tinha sido ano passado, a Honda evoluiu bastante esse ano e Button superou Barrichello no final de ambas as sessões, mas não a ponto de ficar entre os dez primeiros. Porém, bem longe de sua filial, que foi o fecha-fila do dia, mas pelo o que passou a Super Aguri nos últimos meses, esse resultado era mais do que esperado.

Ainda falta um treino livre antes da Classificação e só então veremos quem é quem nesse início de Mundial, mas se fosse para apostar, diria que o sábado ficará espelhado na primeira sessão do ano, com Ferrari e McLaren despencados na frente dos demais, que brigarão apenas pelo "Melhor do resto".

Um comentário:

  1. Além da Honda,que eu pensava que estaria bem mais atrás,a outra coisa que me chamou atençao foram as linhas dos carros.Como estão feios!! JC, voce não acha que está na hora de Ecclestone colocar limites nesses projetistas?
    O que é aquela asa na frente do carro da BMW?
    E aquela cauda no carro da Red Bull?
    Não lembro desses detalhes na apresentaçao dos carros no começo da pré-temporada.

    Abraço!

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