Se houve um grande vencedor neste Grande Prêmio da França, este foi Casey Stoner. Pode parecer redundância falar isso do vitorioso da corrida em La Mans, mas as circunstâncias por trás da vitória do australiano da Honda nos fazem crer que Stoner está agora mais tranqüilo rumo a conquista do bicampeonato.
Desde os treinos livres Stoner dominou em Le Mans, pista que não gosta e nunca havia vencido. A terceira pole do australiano era um bom indício, mas não era garantia de sucesso, pois só havia conquistado uma vitória e 2011 e a tensão do australiano era clara quando deu um soco em Randy de Puniet durante o warm-up e foi multado por isso. Após a tradicional largada relâmpago de Pedrosa, Stoner cuidou para se manter em 2º e atacar o companheiro de equipe no melhor momento. Pedrosa, que ainda se recupera do ombro esquerdo operado, perseguiu de perto Stoner por algumas voltas, mas o ombro convalescente cobrou sua conta e Pedrosa perdia rendimento, provocando a aproximação de Marco Simoncelli. Provocando também a outra vitória de Stoner deste domingo.
Enquanto o australiano disparava na frente, Simoncelli se aproximava a olhos vistos de Pedrosa, com o espanhol sendo uma vítima até fácil do italiano. Simoncelli, com seu jeito doidão, já havia causado polêmica em outras provas por causa do seu estilo agressivo e ultrapassagens temerosas. A ultrapassagem sobre Pedrosa era questão de tempo e mesmo com uma Honda satélite, Simoncelli conseguiu a manobra praticamente na primeira tentativa, mas Pedrosa, com a Honda oficial, utilizou a prodigiosa potência de sua moto e tentou retomar a posição na reta, mas eis que Simoncelli resolveu se segurar e numa audaciosa manobra por fora, se manteve em 2º, mesmo saindo da pista, porém, Pedrosa foi ao chão. As opiniões pipocaram sobre a manobra de Simoncelli. Agressivo? Sujo? Gênio? O fato foi que a direção de prova puniu o italiano com um Ride Trough e Simonceli estava fora do pódio. Mais uma vez. Contudo, a queda de Pedrosa não foi tão simples assim e as imagens mostravam uma batida seca no asfalto sagrado de Le Mans com força no lado direito do corpo. Pedrosa primeiramente se preocupou com o ombro machucado, o esquerdo, mas o pior aconteceu: fratura no ombro direito. E provavelmente algumas corridas de fora.
Mais atrás, uma animada briga acontecia pelo segundo lugar entre Lorenzo, Rossi e Doviziozo. O atual campeão não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros e era alcançado com relativa facilidade por Rossi, levando sua Ducati nas costas, e Doviziozo, pressionado por ter uma ótima moto nas mãos, mas não brigar pela corrida. Um pódio para Doviziozo era praticamente obrigação, principalmente com a queda de Pedrosa e o italiano ultrapassou Lorenzo e Rossi, sendo que teve que se segurar dos ataques do último, vindo muito forte nas voltas finais. Valentino provou hoje que ainda é melhor do pelotão e esse seu primeiro pódio com a Ducati pode significa um avanço rumo ao primeiro pelotão. Outro fato que chamou a atenção foi o mau desempenho da Yamaha e isso também tem a ver com Rossi. Com o italiano acertando a moto, a Yamaha venceu três títulos seguidos, mas com Rossi se mudando para a Ducati, os japoneses parecem ter perdido o fio da meada e nem o talento de Jorge Lorenzo pode fazer com que vençam todas as provas, mesmo com o espanhol ainda na liderança.
Com tudo isso acontecendo, Stoner entrou na última curva empinando e garantindo mais uma vitória na carreira. O australiano subiu para a vice-liderança do campeonato, mas o momento está todo a seu favor. O líder Lorenzo está tendo claras dificuldades em andar no mesmo ritmo da Honda com sua Yamaha e a tendência é mesmo que o espanhol caía ainda mais durante a temporada. Mesmo com a segunda colocação hoje, Andrea Doviziozo está longe de ser o preferido da Repsol Honda e com Pedrosa mais uma vez machucado, Stoner reina praticamente sozinho na melhor equipe e com a melhor moto da MotoGP. O título parece indo para as mãos de Stoner.
Desde os treinos livres Stoner dominou em Le Mans, pista que não gosta e nunca havia vencido. A terceira pole do australiano era um bom indício, mas não era garantia de sucesso, pois só havia conquistado uma vitória e 2011 e a tensão do australiano era clara quando deu um soco em Randy de Puniet durante o warm-up e foi multado por isso. Após a tradicional largada relâmpago de Pedrosa, Stoner cuidou para se manter em 2º e atacar o companheiro de equipe no melhor momento. Pedrosa, que ainda se recupera do ombro esquerdo operado, perseguiu de perto Stoner por algumas voltas, mas o ombro convalescente cobrou sua conta e Pedrosa perdia rendimento, provocando a aproximação de Marco Simoncelli. Provocando também a outra vitória de Stoner deste domingo.
Enquanto o australiano disparava na frente, Simoncelli se aproximava a olhos vistos de Pedrosa, com o espanhol sendo uma vítima até fácil do italiano. Simoncelli, com seu jeito doidão, já havia causado polêmica em outras provas por causa do seu estilo agressivo e ultrapassagens temerosas. A ultrapassagem sobre Pedrosa era questão de tempo e mesmo com uma Honda satélite, Simoncelli conseguiu a manobra praticamente na primeira tentativa, mas Pedrosa, com a Honda oficial, utilizou a prodigiosa potência de sua moto e tentou retomar a posição na reta, mas eis que Simoncelli resolveu se segurar e numa audaciosa manobra por fora, se manteve em 2º, mesmo saindo da pista, porém, Pedrosa foi ao chão. As opiniões pipocaram sobre a manobra de Simoncelli. Agressivo? Sujo? Gênio? O fato foi que a direção de prova puniu o italiano com um Ride Trough e Simonceli estava fora do pódio. Mais uma vez. Contudo, a queda de Pedrosa não foi tão simples assim e as imagens mostravam uma batida seca no asfalto sagrado de Le Mans com força no lado direito do corpo. Pedrosa primeiramente se preocupou com o ombro machucado, o esquerdo, mas o pior aconteceu: fratura no ombro direito. E provavelmente algumas corridas de fora.
Mais atrás, uma animada briga acontecia pelo segundo lugar entre Lorenzo, Rossi e Doviziozo. O atual campeão não conseguiu acompanhar o ritmo dos ponteiros e era alcançado com relativa facilidade por Rossi, levando sua Ducati nas costas, e Doviziozo, pressionado por ter uma ótima moto nas mãos, mas não brigar pela corrida. Um pódio para Doviziozo era praticamente obrigação, principalmente com a queda de Pedrosa e o italiano ultrapassou Lorenzo e Rossi, sendo que teve que se segurar dos ataques do último, vindo muito forte nas voltas finais. Valentino provou hoje que ainda é melhor do pelotão e esse seu primeiro pódio com a Ducati pode significa um avanço rumo ao primeiro pelotão. Outro fato que chamou a atenção foi o mau desempenho da Yamaha e isso também tem a ver com Rossi. Com o italiano acertando a moto, a Yamaha venceu três títulos seguidos, mas com Rossi se mudando para a Ducati, os japoneses parecem ter perdido o fio da meada e nem o talento de Jorge Lorenzo pode fazer com que vençam todas as provas, mesmo com o espanhol ainda na liderança.
Com tudo isso acontecendo, Stoner entrou na última curva empinando e garantindo mais uma vitória na carreira. O australiano subiu para a vice-liderança do campeonato, mas o momento está todo a seu favor. O líder Lorenzo está tendo claras dificuldades em andar no mesmo ritmo da Honda com sua Yamaha e a tendência é mesmo que o espanhol caía ainda mais durante a temporada. Mesmo com a segunda colocação hoje, Andrea Doviziozo está longe de ser o preferido da Repsol Honda e com Pedrosa mais uma vez machucado, Stoner reina praticamente sozinho na melhor equipe e com a melhor moto da MotoGP. O título parece indo para as mãos de Stoner.
Tudo sempre sorri no quintal das motos... E um prazer assistir.
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