sexta-feira, 23 de março de 2018

História: 15 anos do Grande Prêmio da Malásia de 2003

Quando a F1 chegou na Malásia quinze anos atrás, havia muita empolgação por causa da animada corrida de abertura em Melbourne, mas também muitas dúvidas se a Ferrari realmente tinha sido alcançada por McLaren e Williams ou se os italianos simplesmente erraram nas condições variáveis na Austrália. As novas regras esportivas trouxeram o imponderável para as provas, mas somente numa corrida normal poderia-se saber se o pacotão de Max Mosley havia realmente funcionado ou não. A Ferrari correu com o carro de 2002, enquanto testava o novo F2003-GA, porém o novo bólido ferrarista sofreu dois sérios acidentes em Fiorano por falhas mecânicas, fazendo a Ferrari permanecer com o veículo vencedor do ano anterior enquanto não melhorava a confiabilidade do novo carro.

Se havia alguma dúvida sobre como seria a temporada 2003, o sábado mostrou mais uma surpresa com Fernando Alonso se tornando o piloto mais jovem da história a conseguir a pole na F1, com seu companheiro de equipe Jarno Trulli completando uma primeira fila toda da Renault. Os dois carros franceses podiam estar mais leves do que os demais, mas ver um carro diferente do trio de ferro Ferrari-McLaren-Williams na primeira fila já era uma grande novidade na F1. O velho Max poderia estar com a razão. Schumacher trazia um pouco de normalidade em terceiro, com o então líder do campeonato David Coulthard em quarto. Ralf Schumacher errou em sua volta lançada e era apenas 17º, enquanto Nick Heidfeld era mais uma surpresa do dia ao ser sexto com a Sauber.

Grid:
1) Alonso(Renault) - 1:37.044
2) Trulli (Renault) - 1:37.217
3) M.Schumacher (Ferrari) - 1:37.393
4) Coulthard (McLaren) - 1:37.454
5) Barrichello (Ferrari) - 1:37.579
6) Heidfeld (Sauber) - 1:37.766
7) Raikkonen (McLaren) - 1:37.858
8) Montoya (Williams) - 1:37.974
9) Button (BAR) - 1:38.073
10) Panis (Toyota) - 1:38.094

O dia 23 de março de 2003 estava quente e úmido, clima típico de Kuala Lumpur, mas isso não eram boas notícias para um dos pilotos do grid. Tendo toda a atenção da F1 voltada para si, o jovem Fernando Alonso estava gripado e com febre, fazendo o selvagem clima malaio um adversário a mais para o espanhol em sua primeira pole na carreira. Antes mesmo da largada houveram problemas com Cristiano da Matta e Fisichella, mas o drama continuaria na primeira volta. Alonso sai muito bem no apagar das luzes vermelhas (a forma como a Renault largou em 2003 chamaria a atenção de todos), enquanto Trulli era atacado por Schumacher. Quando o pelotão compacto chegou à primeira curva, Trulli e Schumacher se tocam, desencadeando uma série de incidentes. O alemão tem sua asa dianteira quebrada e seria considerado culpado pelo incidente, sendo punido mais tarde. Trulli roda e perde várias posições, enquanto Montoya era atingido por Antonio Pizzônia, estragando bastante a corrida dos dois, mas ambos ainda continuariam na prova.

Com toda essa confusão, Alonso liderava impávido e quem aparecia em segundo era Coulthard, dando esperanças ao escocês consolidar ainda mais a sua liderança do campeonato quando poucos poderiam esperar algo mais de David naquela fase da carreira. E não era para esperar mesmo! Ainda na segunda volta o piloto da McLaren encostou seu carro com problemas elétricos e com isso o surpreendente Nick Heidfeld assumia a segunda posição, seguido de Raikkonen, Button, Barrichello e Panis. O finlandês da McLaren, ainda correndo atrás de sua primeira vitória, ultrapassa Heidfeld na terceira volta e parte para cima de Alonso, numa briga entre as mais jovens estrelas da F1 do começo da década passada. Como esperado, alguns pilotos pararam cedo, entre eles o quinto colocado Olivier Panis. Alonso tinha 4s de vantagem sobre Raikkonen (que era o mais rápido na pista) quando fez sua parada na volta 14, retornando à pista em quarto. Raikkonen pararia cinco voltas mais tarde e Rubens Barrichello só entraria nos boxes na volta 22. Com a primeira rodada de paradas terminada, a ordem da corrida fica mais clara, com Raikkonen disparado na ponta, seguido por Barrichello e Alonso, que começava a sentir o cansaço por causa de sua doença. Ele comentaria depois da corrida que a água que carregava em seu carro ficou muito quente e por isso não conseguia mais beber, ficando bem desidratado no final da prova.

Após toda a ação das primeiras voltas, a corrida se assenta. Com as posições bem definidas, os pilotos começam a pensar na segunda rodada de pit-stops, que se inicia na volta 34 com Alonso, Button e Heidfeld. Numa bela corrida de recuperação, Ralf Schumacher ganhou várias posições após seu erro na classificação e já pulava para quarto, enquanto seu irmão mais velho se reencontrava com Trulli na briga pela quinta posição. Com uma liderança superior aos 30s, a McLaren praticamente se descabelava mandando Kimi maneirar seu ritmo, mas tentando manter a concentração, o finlandês continuava num ritmo forte, enquanto Schumacher partia para cima de Trulli e Button. Talvez assustados ao ver o alemão em seus retrovisores, Trulli e Button erram em diferentes circunstâncias, permitindo que Schumacher ganhasse a posição de Button e ficasse colado na traseira do italiano nas últimas voltas. Conhecido por seu jogo duro na luta por posições, Trulli permanece em quinto, com Schumacher ficando num lutado sexto lugar.

Num final de corrida sem maiores emoções, mas cheio de surpresas, Kimi Raikkonen vence pela primeira vez na F1 com 40s de vantagem sobre Barrichello, demonstrando que o F2002 já estava se preparando para ir para o museu. Esgotado, Alonso termina a corrida em terceiro um minuto atrás do vencedor e subiria pela primeira vez ao pódio. O experiente Barrichello separava as duas maiores esperanças da F1! A nova regra que fazia com que o piloto se classificasse com o mesmo nível de combustível que fosse para a largada embaralhou o grid das primeiras corridas de 2003. Equipes surpreendiam, enquanto a Ferrari ainda tateava em busca de manter o cetro de melhor equipe da F1. Quinze anos atrás teríamos um dos grandes campeonatos desse século!

Chegada:
1) Raikkonen
2) Barrichello
3) Alonso
4) R.Schumacher
5) Trulli
6) M.Schumacher
7) Button
8) Heidfeld

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