Poucas semanas depois da vexaminosa desclassificação em Indianápolis, Fernando Alonso teve um pouco de sossego e conseguiu o bicampeonato em Le Mans nesse domingo, além de garantir o título do WEC, numa estranha temporada longa que durou quase dois anos. Porém, Alonso não usou seu reconhecido talento para vencer. A outra Toyota liderou boa parte da corrida com o trio Kamui Kobayashi, José Maria López e Mike Conway, mas na hora final o carro apresentou problemas de câmbio e um erro inacreditável por parte da Toyota. Um sensor apontou um pneu furado, fazendo com que López retornasse aos pits para uma troca. O problema foi que a Toyota trocou inacreditavelmente o pneu errado!
Enfrentando problemas de estabilidade, o trio com Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi conseguiram uma vitória na base da sorte, mas também demonstrando a enorme falta de competitividade que infelizmente atinge o WEC. Em tempos de Audi e Porsche, o bizarro vacilo da Toyota seria cobrado na forma de derrota, mas sem concorrentes, a Toyota apenas viu a troca na dobradinha nas 24 Horas, com o terceiro colocado longínquas seis voltas de atraso. Será que Alonso irá reclamar de falta de competitividade?
Grande destaque para a performance dos brasileiros nas demais categorias. André Negrão faturou as 24 Horas e ainda foi campeão da categoria LMP2, enquanto Daniel Serra venceu na GT-PRO, triunfando pela segunda vez em Le Mans, dessa vez com uma Ferrari. Felipe Fraga havia vencido na GT-AM, mas acabou desclassificado no dia seguinte. Todos os três pilotos tentaram os monopostos com o objetivo de chegar à F1, mas a falta de oportunidades fez com que desistissem dos seus sonhos, mas permanecessem como profissionais do automobilismo. Isso apenas mostra que o automobilismo brasileiro não falta talento, mas sim planejamento e oportunidades.
Alonso teve bastante sorte com o problema dos seus companheiros de equipe e agora o espanhol espera uma oportunidade melhor para tentar a sonhada tríplice coroa em Indianápolis. Quem sabe, com uma equipe melhor estruturada na próxima vez...
Nenhum comentário:
Postar um comentário