A chuva que caiu poucos minutos antes da largada em Ímola transformou o que prometia um duelo intenso pela ponta entre Max Verstappen e Lewis Hamilton numa corrida cheia de alternativas e de onde aconteceu praticamente tudo. O esperado duelo aconteceu apenas na primeira curva, quando Verstappen se impôs sobre Hamilton na primeira curva após uma super largada do neerlandês. Um segundo round se anunciava após a rodada de paradas, onde todos os pilotos colocaram pneus slicks, mas Hamilton se precipitou quando se aproximava de Max e ao ultrapassar um retardatário, acabou fora da pista e da briga pela vitória, que acabou de forma tranquila nas mãos de Verstappen. Hamilton ainda salvou um pódio e com a melhor volta da corrida, ainda lidera o campeonato com o referido ponto, enquanto Lando Norris se recuperou de sua punição de ontem em um belíssimo pódio.
O Grande Prêmio da Emilia-Romagna já prometia quando o experiente Fernando Alonso bateu seu Alpine enquanto levava seu carro ao grid. E a promessa ficou ainda mais forte quando a chuva parou e a eterna dúvida de qual pneu usar nessa situação dominou todo o grid. Mesmo a maioria escolhendo os intermediários, Max Verstappen fez uma super largada e mostrou suas verdadeiras intenções para 2021. O piloto da Red Bull ignorou o spray e estreiteza da pista para espremer seu carro entre a Mercedes de Hamilton e a grama para ficar por dentro na primeira curva, após sair de terceiro. Na variante Tamburello, as duas estrelas da F1 chegaram lado a lado onde só cabia um carro e o toque foi inevitável, com Hamilton chegando a danificar sua asa dianteira, mas mantendo a segunda posição. Com a pista ainda molhada, Verstappen era claramente mais rápido, mas quando o asfalto começou a secar, Lewis começou a diminuir a diferença. O que era 6s de desvantagem caiu para menos de 2s quando os líderes chegaram num enorme grupo de pilotos. Na ocasião, todo o pelotão já estava com pneus slicks, mas a pista ainda estava úmida fora do trilho. Voltando aos tempos em que a impetuosidade era maior do que o enorme talento, Lewis Hamilton tentou deixar para trás os retardatários o mais rápido possível e acabou freando na parte úmida na curva Tosa, saindo da pista e batendo de leve no muro. A vitória estava perdida, mas poderia ter sido muito pior.
Momentos depois, quando Hamilton tinha engatado uma ré e retornado à pista com a asa dianteira toda arrebentada, o momento mais polêmico e assustador aconteceu. George Russell estava com a asa aberta para ultrapassar Valtteri Bottas, que se colocou por dentro e tentando intimidar o jovem inglês, foi um pouco para a direita. De fato, isso intimidou Russell, mas as consequências foram piores do que os calculados por Bottas, pois George colocou um pneu na grama molhada, perdeu o controle do seu Williams e se chocou com a Mercedes de Bottas, levando ambos a baterem muito forte e sujando toda a pista. Russell ficou furioso, chegando a dar um 'pedala Robinho' no capacete de Bottas, mas a bandeira vermelha resultando acabou ajudando muito Hamilton. Podendo reparar seu carro sem perder muito tempo, Hamilton ainda recuperou a volta perdida e numa recuperação muito forte nas últimas voltas, conseguiu a segunda posição e ao marcar a melhor volta da prova, desempatou a disputa toda particular que travará com Verstappen, pelas estimativas e para a alegria de todos, até o fim da temporada.
Hamilton teve que fazer quatro ultrapassagens após a relargada, mas a mais difícil foi sobre um dos destaques do final de semana. Todos lamentaram a punição de Lando Norris no sábado pela estúpida regra de 'track limits', fazendo o inglês sair de uma potencial primeira fila para sexto. Porém Norris fez uma senhora corrida de recuperação e ao ultrapassar Leclerc na relargada, estava num sólido segundo lugar, suportando bem a pressão da dupla da Ferrari. Quando Hamilton apareceu no retrovisor de Norris, a situação parecia irreversível, mas Lando deu uma luta para o compatriota, que só assumiu a segunda posição nas voltas derradeiras. Norris já é um dos destaques da F1 em 2021 e é um incrível terceiro colocado no campeonato. A Ferrari mostrou uma grande evolução ao que foi visto em 2020. Porém, se olharmos pelo lado do copo vazio, piorar a pífia temporada passada teria consequências inimagináveis em Maranello. Leclerc ficou a maior parte do tempo no pódio, mas não resistiu ao melhor ritmo de Norris, que relargou com pneus macios e teve que se contentar com a quarta posição, enquanto Carlos Sainz, mesmo com os seguidos erros durante a corrida, ainda foi quinto e na mesma balada do companheiro de equipe.
Daniel Ricciardo foi sexto, mas não há muito o que comemorar para o australiano. Daniel em nenhum momento esteve à altura do ritmo de Lando Norris, a ponto de ser convidado pela McLaren a ceder sua posição para Norris e no final, a equipe teve total razão, com Norris andando muito mais forte do que Ricciardo. Já que falamos de pilotos devedores, continuaremos por Sérgio Pérez. O mexicano fez uma corrida horrorosa nesse domingo, onde errou durante o safety-car e mesmo com mais de dez anos de F1, simplesmente ultrapassou dois carros durante o período de SC. Algo proibido desde 1993! Para completar, quando estava em quarto lugar após cumprir sua punição, Pérez rodou sozinho e caiu para as últimas posições, não conseguindo pontuar. Helmut Marko já pensa em pedir a FIA para que a Red Bull corra com apenas um carro... O resumo da corrida de Valtteri Bottas pode ser que, ao se envolver no incidente que acabou ajudando seu companheiro de equipe, ele estava para ser ultrapassado por uma Williams pela nona posição. Punto e basta!
Stroll marcou pontos com a Aston Martin, enquanto a carreira de Sebastian Vettel é cada vez mais questionada com corridas seguidas abaixo da crítica, como a de hoje. Gasly largou com pneus de chuva forte, rezando para que uma precipitação caísse em Ímola nas primeiras voltas, mas além da chuva não ter voltado, a pergunta era: porque a Alpha Tauri demorou tanto para trocar os pneus do francês? Mesmo com uma parada a mais, Gasly ainda salvou um oitavo lugar, enquanto Kimi Raikkonen marcou os primeiros pontos da Alfa Romeo e Esteban Ocon entrou para a história da Alpine ao marcar o primeiro ponto da equipe. Por sinal, a rodada na volta de instalação foi um resumo do péssimo final de semana de Fernando Alonso. A Haas chegou ao fim com seus dois carros, mas o horrível Mazepin conseguiu rodar em todos os dias de competição e a Williams, animada com seus dois carros no Q2 acabou o final de semana com dois PTs.
Novamente 2021 nos entregou uma corrida de tirar o fôlego, mesmo que por diferentes motivos. Max Verstappen e Lewis Hamilton continuam dando verdadeiros shows e devem ser os dois protagonistas de uma temporada que promete ser épica, se o status quo permanecer o mesmo. Com os dois companheiros de equipes deles com problemas, outros pilotos surgem muito bem, como é o caso de Lando Norris. O caos em Ímola nos deu vários momentos divertidos e que 2021 seja assim por pelo menos boa parte das corridas.
Nós temos que criar cartazes dizendo: "Procurando-se Sebastian Vettel, desaparecido desde Hockenheim/2018"
ResponderExcluirE que corrida horrorosa do Perez, perdeu a posição na largada, foi ultrapassado pelo Leclerc (com um carro inferior ao dele), rodou no safety car e ultrapassou durante o safety car, foi punido com um Stop & Go e ele ainda foi beneficiado pela bandeira vermelha, pois poderia recuperar posições, mas acabou rodando e terminou fora dos pontos.
Curiosidade: o mesmo lugar em que o Perez rodou, foi onde ele ultrapassou o Albon ano passado, depois da ultrapassagem, o Albon rodou.
E o Bottas pode dar graças as deus que bateu, porque se ele fosse ultrapassado pelo Russell de WILLIAMS, ele iria ser a chacota do ano
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