As primeiras três corridas de 2006 viram a equipe Renault conquistar três vitórias, sendo que apenas a vitória no Bahrein foi lutada com afinco. Os franceses pareciam imbatíveis naquele início de temporada de quinze anos atrás, com Fernando Alonso já se tornando o favorito ao título, porém, como demonstrando claramente no ano anterior com a belíssima defesa de Alonso, a posição de pista em Ímola seria essencial.
Correndo na casa da Ferrari e com motor novo, Michael Schumacher fez de tudo para conseguir a pole e garantir que seria ele quem estaria com uma melhor posição de pista daquela vez. O alemão conseguiu o seu objetivo, mas aquele sábado foi ainda mais especial. Schumacher conquistou a 65º pole da corrida, se igualando à Ayrton Senna como o maior poleman da história da F1 até então. Para completar, Alonso não fora tão bem e conseguira apenas o quinto tempo, com Jenson Button mostrando a força da Honda ao completar a primeira fila, com Barrichello logo atrás e Massa completando uma segunda fila toda brasileira.
Grid:
1) M.Schumacher (Ferrari) - 1:22.795
2) Button (Honda) - 1:22.988
3) Barrichello (Honda) - 1:23.242
4) Massa (Ferrari) - 1:23.702
5) Alonso (Renault) - 1:23.709
6) R.Schumacher (Toyota) - 1:23.772
7) Montoya (McLaren) - 1:24.021
8) Raikkonen (McLaren) - 1:24.158
9) Trulli (Toyota) - 1:24.172
10) Webber (Williams) - 1:24.795
O dia 23 de abril de 2006 amanheceu com um belo azul no céu de Ímola, um clima tipicamente primaveril na Itália e com as temperaturas baixas que fazia naquele dia, muitos pilotos se preocupavam com a baixa temperatura dos pneus, algo que sofreram bastante na prova anterior em Melbourne. Na largada tudo aconteceu de forma tranquila, mas Alonso mostrava seus armas e ultrapassou Barrichello para ser quarto. Na Variante Villeneuve, Yuji Ide atingiu em cheio a Midland de Christijan Albers, fazendo-o capotar várias vezes. Apesar do susto, o holandês estava ileso, mas Ide não sairia do incidente sem problemas. O japonês da Super Aguri trocou a asa dianteira e abandonou na volta 23 no que seria sua última corrida de F1. Ide demonstrava não ter a mínima condição de estar na F1 e após a prova alguns pilotos chegaram a reclamar abertamente que o japonês poderia ser um perigo para os demais companheiros de pista. A FIA acabou cassando a Superlicensa de Ide, provavelmente no último caso de um piloto sair da F1 por motivos claramente técnicos.
O Safety-Car ficou duas voltas na pista antes da corrida reiniciar-se com os pilotos mantendo seus posições no pelotão da frente. Até 2006 havia a horrorosa regra do piloto treinar com a gasolina que largaria e por isso, muitas vezes as posições nas primeiras voltas não eram verdadeiras. Os pilotos da Honda pararam ainda na volta 15, demonstrando que suas posições no grid se devia bastante a leveza dos seus carros. Schumacher parou na volta 20 e Alonso assumiu a ponta, indicando que o espanhol tinha uma tática inversa aos pilotos da Honda. O espanhol parou cinco voltas depois e quando retornou à pista já pulara para segundo. A segunda parada de Button foi bem complicada, com a mangueira de reabastecimento se recusando a sair do carro do inglês, derrubando Jenson para oitavo. Alonso era o piloto mais rápido da pista e se aproximava rapidamente da Ferrari de Schumacher. Quando percebeu que ultrapassar seria complicadíssimo, Fernando antecipou sua parada na volta 41, mas a Ferrari imediatamente reagiu ao movimento da Renault e trouxe Michael aos boxes na volta seguinte, permitindo que o alemão continuasse em primeiro.
Se em 2005 Alonso ganhou o respeito total e absoluto de toda a F1 quando segurou um Michael Schumacher sedento por uma ultrapassagem em Ímola, exatamente um ano depois e na mesma pista a situação inversa se repetia. Desta vez era Alonso quem era o caçador e faria de tudo para abater a 'caça' Michael Schumacher. As últimas quinze voltas foram de tirar o fôlego, mas Schumacher não deu chances à Alonso e conseguiu sua primeira vitória em 2006. Mesmo terminando em segundo com o carro mais rápido da pista, Alonso ainda era o destacado líder do campeonato. Na luta pelo lugar mais baixo do pódio, Montoya superou Massa na última parada e o colombiano conseguia seu primeiro pódio no ano, com Massa e Raikkonen em seus calcanhares. Como havia acontecido em 2005, Ímola viu uma corrida empolgante entre dois titãs da F1, porém, o circuito italiano parecia fora dos padrões da F1 e ficaria catorze anos fora da F1.
Chegada:
1) M.Schumacher
2) Alonso
3) Montoya
4) Massa
5) Raikkonen
6) Webber
7) Button
8) Fisichella
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