Após a sofrida vitória no Bahrein, quando derrotou Max Verstappen por pouco, as expectativas de Lewis Hamilton em Ímola eram melhores, inclusive com a Mercedes dominando na sexta-feira. Porém, a Red Bull se recuperou no sábado, Max dominou o TL3 e Hamilton nem segundo foi, superado pelo surpreendente Lando Norris. No entanto na classificação o talento de Lewis Hamilton se sobressaiu no Q3 e derrotou os dois carros da Red Bull para conseguir sua 99º pole na carreira, mas se nos últimos tempos o inglês da Mercedes sempre teve o suporte de Bottas, amanhã ele estará sozinho na briga contra um carro que aparentemente está no mesmo nível do seu.
Apesar de ser apenas a segunda corrida da temporada, Ímola mostrou mais algumas respostas de algumas dúvidas de antes da temporada. A má fase de Vettel parece não ter mesmo fim e o alemão ficou de fora do Q3 pela enésima vez, enquanto Stroll foi para a sessão sem maiores arroubos. Nikita Mazepin é um dos piores pilotos que já aportaram na F1 no século 21 e sua arrogância o torna ainda menos popular no paddock. Numa pista mais fria, a Williams evoluiu e colocou dois carros no Q2 após muito tempo, sendo que Russell por muito pouco não foi ao Q3, o que seria um feito e tanto. Nas brigas internas, se no Bahrein Alonso deu um banho em Ocon, em Ímola aconteceu exatamente o contrário, com o espanhol tomando meio segundo do francês, enquanto Sainz tomou peia parecida de Leclerc na Ferrari e ficando de fora do Q3. Outro ponto que chama atenção é a diferença que Lando Norris vem impondo em cima de Daniel Ricciardo na McLaren, algo totalmente inesperado.
E falando em Norris, ele foi o protagonista da grande polêmica do sábado. O inglês tinha acabado de fazer a segunda posição no Q3, o que o deixaria na primeira fila com méritos. Tudo isso para ter sua volta cancelada pelo famoso 'track limit' e cair para a sétima posição, atrás até mesmo de Ricciardo, mas essa derrota nas estatísticas não mostraram a verdade. Que a regra do 'Track Limit' é estúpida, não há nenhuma dúvida nisso, mas se existe a regra, ela deve ser cumprida e infelizmente Norris teve sua volta cancelada por causa dessa regra ruim, mas já que está lá e todos a conhecem, tem que ser cumprida.
Sergio Pérez não começou o final de semana muito bem, sendo culpado de um incidente esquisito com Ocon na sexta-feira e já começando a ser criticado por Marko, mas o mexicano deu a volta por cima no sábado com uma excelente volta que o deixou na primeira fila, ainda no rescaldo da punição de Norris. Max Verstappen poderia ter tirado o doce da boca de Hamilton, mas uma ligeira saída de pista na Tamburello deixou o neerlandês em terceiro, enquanto Hamilton pôde comemorar mais uma pole, completando trinta pistas onde largou em primeiro na F1. Porém, o inglês estará numa situação no qual não está muito acostumado. Sempre tendo Bottas por perto, dessa vez Hamilton lidará com os dois carros da Red Bull ao seu lado sem o nórdico, que fez um Q3 horroroso, tendo que sair da oitava posição. Por sinal, George Russell já deve estar se aquecendo ao lado do gramado...
Amanhã Pérez largará com pneus macios, o que poderá ser uma vantagem no apagar das luzes vermelhas. Norris mostrou que a McLaren virá muito forte nessa temporada e que tinha ritmo para estar pelo menos nas duas primeiras filas, o que pode indicar uma boa corrida do inglês. Tendo errado, Verstappen poderia ter ficado com a pole, mas terá a traseira de Hamilton bem à sua frente amanhã. Um alvo perfeito? Talvez, mas Hamilton terá muito trabalho para confirmar sua pole amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário