domingo, 23 de abril de 2017

Ave abatida

O retrospecto de Marc Márquez em terreno ianque chega a impressionar. Alguns anos atrás, os Estados Unidos tinham três corridas no calendário e o espanhol sempre conseguiu andar bem por lá. Foram nove vitórias consecutivas, contando os tempos de Moto2. Foi em Austin que Márquez conquistou sua primeira vitória na MotoGP e mantinha-se invicto no Texas, algo que conseguiu manter com relativa tranquilidade hoje, principalmente com a queda de Maverick Viñales, dominador da temporada até então.

Para um circuito novo, é impressionante a quantidade de ondulações em Austin e os pilotos da MotoGP, com motos mais pesadas, reclamaram bastante durante os treinos. Márquez mostrou o porquê é tão dominante em Austin e com uma pole, superou Viñales, que largou ao seu lado, porém, o piloto da Yamaha não saiu muito bem e estava em quarto, atrás de Pedrosa, Márquez e Rossi nas primeiras voltas da prova. Daniel Pedrosa lembrou seus bons tempos na MotoGP com uma largada fenomenal, pulando para a ponta, mas a sua escolha de pneus indicava que sua liderança era efêmera, ainda mais com Márquez vindo tão forte atrás. Viñales estava colado em Rossi, quando cometeu o primeiro erro em seu começo na Yamaha e caiu na curva 18, uma das mais onduladas em Austin, fazendo com que Viñales perdesse a chance de marcar bons pontos e finalmente ter uma briga mano a mano com Márquez pela vitória.

Porém, Márquez demorou um pouco a superar Pedrosa, só o fazendo quando os pneus do seu compatriota acabaram no fim da corrida. Quando esteve com pista livre na frente, Márquez despachou Pedrosa e Rossi, vencendo pela décima vez consecutiva nos Estados Unidos e entrando de vez no campeonato, com o zero ponto de Viñales. Com um pneu médio, Pedrosa foi perdendo rendimento e acabou ultrapassado por Rossi no fim, na polêmica da prova. E causando uma cena curiosa. Rossi acabou alvejado por fogo amigo quando Johan Zarco, com uma Yamaha satélite, tentou uma manobra de ultrapassagem e para não bater, Rossi saiu da pista, ganhando muito tempo no processo. A direção de prova o puniu com três décimos no final da corrida e tudo o que bastava para Pedrosa, mesmo sendo ultrapassado, era ficar colado em Rossi. Porém, Pedrosa não sabia da punição à Rossi, enquanto a Yamaha protestava da penalidade. Querendo avisar Pedrosa, a Honda usou de canetinha e papelão para mandar um aviso para Dani, mas a placa improvisada veio apenas na penúltima volta, quando Rossi já estava na frente e Pedrosa com os pneus muito desgastados.

Outra briga interessante e que pode acontecer o ano todo é para saber quem será o melhor piloto de equipe satélite. Após atacar Rossi, Zarco foi perdendo rendimento até ser alcançado pela Honda de Cal Cruthlow, que efetuou a ultrapassagem já nas voltas finais. Mesmo com uma reta gigantesca, a Ducati ficou longe dos líderes, com Doviziozo sendo a melhor Ducati na bandeirada. Lorenzo largou muito bem e chegou a andar ao lado de Viñales na primeira volta, mas o espanhol foi perdendo rendimento e foi ultrapassado pela Suzuki de Iannone e, vejam só, por uma Ducati satélite de Danilo Petrucci. A vida não está nada fácil para Lorenzo...

Apesar dos três pódios em três corridas, em nenhum momento Rossi deu pinta que venceria, mas sua constância já lhe garantiu a liderança do campeonato, com seis pontos de vantagem sobre Maverick. O espanhol da Yamaha perdeu uma boa chance de estar folgado na ponta do campeonato, mas agora tem Rossi à sua frente e um motivado Márquez no seu encalço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário