domingo, 9 de abril de 2017

Entre mortos e feridos

Assim como na F1, a MotoGP também espera ansiosamente por um duelo na pista em 2017. Se Lewis Hamilton e Sebastian Vettel já tiveram um ligeira disputa nas primeiras voltas de Melbourne, ainda não houve uma disputa direta entre Marc Márquez e Maverick Viñales em 2017. Os dois jovens espanhóis já despontam como o futuro da MotoGP e com as melhores motos do plantel, Viñales e Márquez ainda brigarão por muitas vitórias no futuro e hoje essa peleja tinha tudo para acontecer, mas a queda de Márquez quando liderava e Viñales tinha acabado de assumir a segunda posição pôs tudo a perder, mas o piloto da Yamaha não tem nada a reclamar e com essa vitória, já começa a colocar uma boa vantagem sobre os rivais na luta pelo campeonato.

A corrida em Termas de Rio Hondo foi bastante acidentada e das equipes oficiais, apenas Yamaha, que sem surpresa completou a dobradinha, e KTM completaram a corrida com seus dois pilotos. Honda, Ducati e Aprilia ficaram pelo caminho, sendo que Iannone teve que pagar um Ride Through e chegou em último, enquanto seu companheiro de equipe na Suzuki Rins também caiu. Isso deixou a vida da Yamaha bem mais fácil, principalmente quando Marc Márquez reviveu a si próprio em 2015 e caiu sozinho, quando tinha mais de 2s de vantagem na ponta. O espanhol da Honda tinha feito a pole, disparado na largada e parecia rumo à vitória quando caiu na curva 2, mesmo local em que seu companheiro de equipe Pedrosa caiu algumas voltas mais tarde. Nesse momento, Viñales tinha acabado de ultrapassar Cal Cruthlow e de uma tacada só, assumia a ponta da corrida. Maverick tinha sido atrapalhado pela chuva na classificação, mas no warm-up já tinha feito o melhor tempo e rapidamente se estabeleceu na briga pela vitória, que nem foi tão brigada pela queda de Márquez. O jovem espanhol da Yamaha começou 2017 com duas vitórias e o 100% de aproveitamento o deixa numa situação já confortável na briga pelo título.

Correndo pela 350º no Mundial de Motovelocidade, Valentino Rossi mostrou a garra de quando estreou no já longínquo 1996 nas 125cc. Rossi passou o final de semana reclamando de sua moto, mas quando a luz verde apareceu, o italiano mostrou a velha classe para, se não teve condição de vencer, saber superar o perigoso Cal Cruthlow, que salvou a honra da Honda ao subir ao pódio. Viñales parecer ser rápido demais para Rossi, mas nem por isso o italiano deixará de lutar. Cruthlow já pode ser considerado o segundo piloto da Honda, enquanto Pedrosa continua seu calvário em ser superado seguidamente por seus companheiros de equipe. Falando em calvário, Lorenzo provou o quão ruim pode ser largar tão para trás no grid ao abarroar Andrea Iannone na primeira curva e ficar de fora da corrida rapidamente. Para quem sonhava em repetir Rossi em 2004, quando estreou na Yamaha vencendo contra todos os prognósticos, esse começo de Lorenzo na Ducati é assustador.

Maverick Viñales foi o nome da corrida, mesmo não tendo lutado pela vitória com Márquez, mas com tantos acidentes, numa pista fria e perigosa, o piloto da Yamaha apenas usou todo o potencial que tem em mãos para vencer mais uma vez e se tornar, na primeira vez com uma equipe realmente competitiva, o grande favorito do campeonato de 2017.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário