O grid do Grande Prêmio da China está bem parecido com o da primeira etapa, em Melbourne. Na primeira fila, os dois grandes concorrentes ao título, com Hamilton levando vantagem sobre Vettel. Na segunda fila, os dois finlandeses coadjuvantes de Mercedes e Ferrari, com Bottas novamente superado por muito pouco por Vettel. Em quinto, uma Red Bull, no caso, Daniel Ricciardo, enquanto a outra Red Bull, dessa vez Max Verstappen, ficou pelo caminho por problemas. Em sexto, o melhor do compacto e interessante pelotão intermediário, hoje, Felipe Massa, mostrando a boa forma do piloto da Williams.
Num treino em que não vi, Hamilton ficou apenas a duas poles de igualar seu ídolo Ayrton Senna no ranking histórico de poles (sinceramente, me causa receio a frescura que será quando Hamilton alcançar sua pole de número 65...) e mostrar que, em ritmo de classificação, a Mercedes ainda está um passo à frente da Ferrari, demonstrado pelo bom tempo de Bottas, que por um milésimo não tirou Vettel da primeira fila. A Red Bull se encontra numa situação em que não ataca e nem ataca ninguém, correndo solitária como terceira força destacada da F1. Uma situação cômoda à primeira vista, mas bastante desconfortável para um time que esperava brigar com a Mercedes pelo título. E os austríacos ainda são assombrados pela confiabilidade do motor Renault. Bem atrás da Red Bull, vem o animado pelotão intermediário, com vários pilotos de equipes diferentes lutando para ser o melhor do resto. Usando sua experiência, Massa vem se sobressaindo frente aos demais, enquanto Stroll fez uma classificação aceitável e foi para o Q3, junto com a Renault, que finalmente chegou à esse estágio após um bom tempo. Era esperado um vexame da McLaren, mas a grandeza da equipe e de Fernando Alonso quase puseram o espanhol no Q3, o que seria um verdadeiro feito para um motor Honda raquítico na segunda maior reta da temporada.
Porém, tudo isso pode, literalmente, ir por água abaixo. A neblina cancelou o treino de sexta a expectativa é de mais chuva no domingo. Se não tiver neblina, podemos ter corrida e teremos a oportunidade de ver os novos carros (que quebraram o recorde de 2004) em pista molhada e talvez ver um ainda maior equilíbrio. Mas se a neblina descer...
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