sábado, 26 de agosto de 2017

Entrando no rol dos grandes

Muitos podem não gostar do estilo, digamos, despojado de Lewis Hamilton, mas o que o inglês da Mercedes vem fazendo nos últimos anos vai colocando Lewis entre os gigantes da história da F1. Nesse sábado, Hamilton conseguiu sua sétima pole em 2017 e se igualou ao número de Michael Schumacher como o maior poleman da história da F1. As lágrimas que derramou quando a família Schumacher, através de Ross Brawn, o parabenizou mostra que Hamilton, apesar de muitas vezes parecer estar no mundo da lua, saber bem que seu nome está entrando na história. Muitas vezes nos preocupamos tanto em exaltar o passado, que nos esquecemos de curtir o presente. E Lewis Hamilton, ao lado de Sebastian Vettel, fazem do presente da F1 um bom motivo para se deliciar com a categoria.

O treino em Spa, após as férias de verão na Europa, foram dentro dos trâmites normais dessa temporada. Numa pista rápida, a Mercedes conseguiu se sobressair, mas a presença de Vettel na primeira fila é perigosa, vide o sempre bom desempenho da Ferrari em ritmo de corrida. Raikkonen vinha sendo sempre mais rápido do que Vettel, mas o finlandês abortou sua última volta rápida, sempre reclamando de vibrações em sua Ferrari. Bottas foi um distante terceiro colocado, principalmente em comparação ao seu companheiro de equipe. As Red Bulls ficaram com a terceira fila, com Verstappen conseguindo uma boa diferença sobre Ricciardo. Com a torcida toda a favor, Max vem fazendo a diferença, mesmo que isso lhe dê no máximo o quinto lugar. A Renault começa a entrar na briga pelo posto de quarta força da F1 e numa pista de potência, os franceses ficaram em sétimo como Hulkenberg, que superou a dupla da Force India, que sempre anda junta. Jolyon Palmer, coitado, vinha constantemente andando na frente de Hulk, diminuindo um pouco as merecidas críticas que vinha recebendo, mas um problema de câmbio no Q3 o fez abandonar a sessão. A McLaren-Honda andou surpreendentemente bem em Spa, com Alonso quase indo para o Q3. Porém, o espanhol cantou a velha canção no rádio ao final do Q2: No Power! A Williams decepcionou amargamente numa pista em que teoria deveria favorece-la e os dois carros ficaram pelo caminho no Q1. Apesar do acidente de Massa na sexta, a Williams parece perdida.

Quando falamos de Spa, além da bela pista, também se fala bastante na inconstância no tempo. A chuva apareceu forte ontem, no final do segundo treino livre. Havia previsão para hoje, mas o treino ocorreu com tempo firme. Amanhã? Só Deus sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário