Como perder pontos preciosos por falta de comando. Esse é o lema da Force India em 2017. O time hindu está confortavelmente na quarta colocação do Mundial de Construtores, tem uma dupla de pilotos equilibrada e que anda no mesmo nível, mas os chefes da equipe estão tendo mais dores de cabeça do que o imaginado nesse ano. Sergio Pérez e Esteban Ocon são dois pilotos que estão pensando num mundo maior do que a Force India e por causa dessa ganância de ambos de almejarem um lugar numa equipe de ponta num futuro próximo, Pérez e Ocon não se conformam em ficar atrás do companheiro de equipe. A proximidade de ambos fez bem à Force India na medida em que ambos amealharam vários pontos na primeira metade do ano, mas os ruídos começaram ainda no Canadá, reverberando em Baku para finalmente desaguar à Spa. O primeiro contato imediato entre os carros róseos aconteceu logo após a largada, quando Pérez espremeu Ocon contra o muro, segundo o mexicano, de forma involuntária. Apesar do toque, Ocon ficou à frente de Pérez, algo que vinha fazendo o final de semana inteiro. Mesmo dizendo que foi sem querer, a forma como Sergio corria mostrava um homem numa missão, inclusive uma saída de pista que custou uma punição à Pérez. Quando se encontraram novamente, por coincidência no mesmo local do toque depois da largada, Sergio Pérez não queria deixar Ocon passar. E Esteban não queria saber de ficar atrás do companheiro de equipe, que superou o final de semana inteiro. O resultado poderia ser trágico. Pérez deveria salvaguardar seu carro e do seu companheiro de profissão e de equipe. A trancada que o mexicano deu em Ocon foi realmente bastante criticável, ainda mais com um companheiro de equipe, que ficou possesso, inclusive acusando Pérez de ter tentado matá-lo duas vezes! O pós-corrida foi tão agressivo quando dentro da pista, com Ocon falando em conversa de homem para homem e Pérez dizendo que não ia repetir besteiras. Depois ambos amenizaram o discurso para o mundo externo, mas nada leva a crer que Pérez e Ocon fizeram realmente as pazes nos intramuros da Force India. Se nos três últimos anos a chefia da Mercedes conseguiu segurar Rosberg e Hamilton (mesmo assim, foi do jeito que lembramos), o chefão da Force India Vijay Mallya nem pode deixar a Inglaterra, pois pode ser preso. Sem um comando claro, a Force India pode padecer de uma rivalidade acima dos níveis aceitáveis dentro da equipe.
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