domingo, 13 de agosto de 2017

Pega de tirar o fôlego

Muitos pilotos da MotoGP reclamam de certos circuitos por serem construídos aos moldes da F1. Xangai saiu do calendário, além do público diminuto, pela pista não se adequar devidamente às motos. Spielberg entra nesse tipo de circuito. Reformado em 1996, o circuito ganhou curvas muito lentas e 'bicudas' que servem muito bem à F1 e suas freadas fortes ao final de longas retas do circuito austríaco. Saía Zeltweg e entrava Spielberg, como o conhecido diretor americano. Porém, o circuito ganhou apoio da Red Bull e de quase abandonado, o circuito hoje está praticamente em todas as principais categorias do esporte a motor. Para a F1, a pista sempre foi uma das preferidas dos pilotos. Já na MotoGP, o guard-rail sempre próximo transforma a corrida muito perigosa e como havia uma pequena chance de chuva, havia até a chance dos pilotos não correrem nessas condições. Como o sol apareceu, os pilotos abandonaram as críticas e corroboraram com a ótima fase da MotoGP e protagonizaram um belo espetáculo, com um pega de tirar o fôlego entre Andrea Doviziozo e Marc Márquez, com vantagem do italiano na última curva.

Ano passado a Ducati já havia dominado a corrida e Iannone, então piloto da equipe italiana, amenizou as críticas que vinha sofrendo para vencer na Áustria. Aproveitando que Spielberg se veste muito bem à Ducati, Lorenzo largou muito bem e assumiu a ponta, dando até a impressão que poderia disparar e vencer como nos bons tempos na Yamaha, contudo, o espanhol escolheu largar com pneus macios na traseira e por isso, não poderia forçar em demasia. Com isso um enorme pelotão de pilotos ficou atrás de Lorenzo numa luta emocionante nas primeiras voltas. Quando conquistou a pole, Márquez se tornou o principal favorito à vitória na Áustria, mas Andrea Doviziozo, mais acostumado com a moto italiana, estava sempre próximo de Márquez na luta pela segunda posição. Quando o desgaste de pneus de Lorenzo se acentuou e ele errou, Márquez e Doviziozo continuaram a disputa, agora pela primeira posição. A impressão era que Márquez dispararia, mas Andrea não tirou a mão e mesmo com pneus macios, acompanhou o espanhol da Honda até o final da corrida. Andando forte e pressionado, Márquez errou três vezes, permitindo a ultrapassagem de Doviziozo. O espanhol ultrapassou a Ducati duas vezes na curva sete, um ponto incomum, mas Doviziozo aprendeu a lição e fechou a porta nas demais voltas. Era claro como o dia na Áustria que Márquez tentaria alguma coisa. Após cometer mais alguns erros, Márquez foi para um tudo ou nada nas últimas curvas. De forma até temerária, mas Doviziozo usou sua conhecida frieza para retomar na frente na reta final, reclamar com a mão esquerda e vencer pela terceira vez em 2017, se estabelecendo na vice-liderança do campeonato.

O desespero de Márquez não convinha com a sua situação no campeonato. Mesmo perdendo cinco pontos para Doviziozo, o espanhol ainda tem uma situação confortável no campeonato. Sinceramente não havia motivo para uma tentativa tão desesperada nas curvas finais, que poderia ter ocasionado uma queda. Daniel Pedrosa fez uma corrida de espera saindo de trás, conseguindo um terceiro lugar e somente pela briga entre os dois primeiros, permaneceu perto da vitória, mas nas voltas finais Pedrosa se estabeleceu em terceiro. Lorenzo completou a prova num solitário quarto lugar e numa pista tão favorável à Ducati, ficar de fora do pódio foi um golpe para Jorge, que parecia insatisfeito após a corrida. Rossi e Viñales erraram na curva um durante a prova e ficaram longe da vitória e, por que não, do título. Rossi já está mais de trinta pontos atrás de Márquez e Viñales quase uma vitória atrás. Para quem começou o ano como a melhor moto do campeonato, terminar atrás da moto satélite de Zarco não é definitivamente um bom sinal.

Andrea Doviziozo, com sua tocada técnica e sem arroubos de velocidade, vai fazendo o seu melhor campeonato na MotoGP e fazendo pela Ducati o que era esperado Lorenzo fazer. Mesmo menos talentoso do que os espanhóis e com uma máquina difícil de domar, Dovi vai se mantendo entre os ponteiros do campeonato e brigando na parte de cima nas corridas. Hoje, teve que segurar o rojão que é Márquez atacando com força nas últimas curvas. Como era nas 250cc com Pedrosa e Lorenzo...

Um comentário:

  1. Pra quem foi contratado a peso de ouro e com a missão declarada de levar a Ducati de volta as glórias que não vem desde Stoner,Lorenzo está devendo e muito.

    Lorenzo tem apenas um pódio,enquanto Dovi já tem 3 vitórias e Danilo Petrucci com a GP17 da Pramac que não está no mesmo nível de desenvolvimento da de Fábrica tem dois pódios,tendo um segundo lugar na Holanda(onde por pouco não venceu,se não fosse atrapalhado por Rins nos metros finais) como melhor resultado,enquanto Lorenzo só tem um terceiro como melhor resultado.

    Claro que era esperado que Lorenzo tivesse dificuldades de adaptação,mas isso já está sendo muito até mesmo pra própria Ducati que fez o possível e o impossível pra deixar tudo mais fácil pra adaptação de sua nova estrela.

    Ou Lorenzo reage e mostra de uma vez a que veio ou então seu lugar na Ducati poderá estar vago muito antes do que se imagina

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