domingo, 20 de agosto de 2017

Funil apertando

Como todas 500 Milhas, a corrida em Pocono foi decidida no final, quando os conjuntos mais lentos foram ficando para trás e os menos afortunados foram ficando pelo caminho. A estratégia, fator essencial nesse tipo de corrida, também se fez presente e definiu o vencedor. Will Power, que se adapta perfeitamente nos mistos e nem tanto nos ovais, caiu para último após problemas, mas a equipe do australiano se chama Penske. E somente a Penske é capaz de dar à seus pilotos um carro e uma tática capaz de tirar Power do buraco e fazê-lo vencer, deixando Will com chances de título.

O campeonato vai se afunilando cada vez mais numa disputa entre Josef Newgarden e Scott Dixon. Newgarden partiu para cima de Power nas voltas finais, mas o australiano se defendeu da mesma forma do que faz nos mistos, numa estranha manobra onde ficava totalmente por dentro na entrada na curva 3 do trioval e refutou os ataques de Newgarden. Porém, o mais jovem piloto da Penske não deve ter ficado muito chateado com o segundo lugar, pois mesmo Power entrando na briga pelo título, o australiano ainda está mais de quarenta pontos atrás e Josef aumentou sua vantagem sobre o rival mais perigoso da Penske. Dixon perdeu uma bela chance de reconquistar a liderança do campeonato. O piloto da Ganassi usou a potência do motor Honda para brigar pela ponta na maior parte do tempo, mas perdeu o gás nas voltas finais e acabou apenas em sexto. Tony Kanaan fez sua melhor corrida da temporada, tentou brigar pela vitória, mas acabou em quinto, superado nas voltas finais por Simon Pagenaud, que se consolidou como um dos postulantes ao título. Atrapalhado pelo forte acidente na classificação, Helio Castroneves largou em último, se recuperou, mas claramente estava num ritmo abaixo dos demais pilotos da Penske. Um decepcionante sétimo lugar numa pista em que Helio parecia ter mais chances de vitória do que os demais.

Dixon é um cavaleiro solitário na briga contra a potência da Penske. O neozelandês tenta se manter na briga, mas a arrancada de Newgarden nesse final de certame pode ser decisiva, principalmente se chegar a um momento onde a Penske usará a sua força e seus pilotos para poder ajudar o americano a conquistar seu primeiro título. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário