Não é segredo nenhum que Lewis Hamilton é bem mais rápido do que Valtteri Bottas. Isso é ponto pacífico. Mesmo o finlandês ter superado o companheiro de equipe em outras oportunidades no primeiro semestre, Hamilton é amplamente superior à Bottas. Se quisesse ser pole em Interlagos, Bottas deveria superar Ferrari e, principalmente, Hamilton. Como todo o esporte o imponderável acontece, Hamilton foi logo para a pista no Q1, olhando o céu carrancudo de São Paulo, tentando marcar logo um tempo competitivo antes de uma possível chuva. O inglês abriu sua volta, mas uma escapada no Laranjinha pôs tudo a perder para Lewis, que destruiu sua suspensão dianteira esquerda na barreira de pneus e largará em último amanhã. Tudo que Bottas necessitava agora era derrotar a Ferrari. A tarefa não foi simples, mas o finlandês fez bem seu trabalho para conquistar sua terceira pole na carreira.
O Q1 teve como principal evento a garantia de que a corrida, independentemente do clima, será de emoção. A batida de Hamilton ainda em sua primeira volta rápida abriu o leque de opções para a pole, já que o inglês era o favorito a largar na ponta e amanhã será o último, isso se não tiver que largar dos boxes. Atormentado por uma quebra no treino livre de sábado, Stroll ficou pelo caminho no Q1, com um tempo muito pior do que o de Massa. Na Toro Rosso, o clima esquentava com a guerra aberta com a Renault e seus motores que estouram, além do flagra da discussão entre Cyril Abiteboul (Renault) e Helmut Marko (Red Bull) no paddock de Interlagos. Ameaças de boicote não devem melhorar um relacionamento que um dia produziu um tetracampeonato e hoje causa arrepios com uma confiabilidade ruim.
Em sua última classificação em Interlagos, Felipe Massa foi coerente com sua temporada. O brasileiro prometeu muito com ótimos tempos no Q1 e no Q2, mas no Q3 ele decepcionou e com a punição de Ricciardo, largará apenas em nono. Mesmo levando a Williams ao Q3 depois de muito tempo, ficou um gostinho de quero mais para Massa. Com a Red Bull claramente fora da briga, a luta pela pole seria entre Bottas e a dupla da Ferrari, principalmente Vettel, que conseguiu um excelente tempo no Q2. O alemão bem que tentou, mas em sua última volta Bottas garantiu a pole com a melhor volta feita na história de Interlagos. Pelo menos, a versão de quatro quilômetros...
Se a chuva não veio hoje a ponto de embaralhar o grid, amanhã a previsão é de sol forte. Se quiser ser vice no final do ano, Bottas terá que aproveitar bem a oportunidade que tem, não tendo Hamilton à sua frente e com uma Mercedes num ritmo de corrida bem melhor do que a da Ferrari. Mais atrás, é esperado um show de ultrapassagens de Hamilton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário