domingo, 12 de novembro de 2017

Desobediente

Jorge Lorenzo é um grande piloto. Ninguém é tricampeão mundial à toa e o espanhol tem seu nome na história recente da MotoGP. Sua tocada limpa o fez derrotar pilotos como Valentino Rossi e Marc Márquez, sendo que contra o italiano, usando a mesma moto. Se compararmos o auge, Lorenzo ficou abaixo de Rossi e mesmo não sabendo se esse é o auge ou não de Márquez, já dá para dizer que Lorenzo também está abaixo do compatriota. O que faz Lorenzo não ser tão popular e muitas subvalorizado é o seu comportamento irascível. O espanhol deixou desafetos ao longo de quase quinze anos no circo do Mundial de Motovelocidade e sua arrogância nos momentos de vitória o deixam bastante antipatizado.

Quando Lorenzo tomou a corajosa atitude de sair da Yamaha para a Ducati, repetindo o que fez Rossi, o espanhol pareceu mais relaxado, não se mostrando tão arrogante quanto esteve na crista da onda. Completando 30 anos, a maturidade deve ter chegado para o espanhol. Mesmo ganhando sete vezes mais do que o seu companheiro de equipe, Lorenzo teve que engolir Doviziozo conseguir seis vitórias no ano e brigar pelo título com Márquez, enquanto Jorge lutava para se adaptar a uma moto totalmente desconhecida. No íntimo, Lorenzo queria repetir Rossi não na Ducati, mas na própria Yamaha, quando o italiano conseguiu um improvável e épico título na sua estreia pela montadora nipônica em 2004. Nesse caso, Lorenzo fracassou fragorosamente. 

Nas últimas semanas, Lorenzo ficou numa situação, no mínimo, estranha à ele. Trazido a peso de ouro para a Ducati, o espanhol teria que correr para Doviziozo, algo que já tinha sido feito em Sepang. O modo relaxado de Lorenzo indicava que isso se repetiria em Valencia, mesmo sabendo que as chances de Doviziozo eram apenas retóricas. Lorenzo afirmou que pouco poderia fazer, mas que ajudaria o companheiro de equipe. Então foi dada a largada para o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana e Lorenzo fica em quarto, com Doviziozo logo atrás. Márquez estava na frente e conquistava o título, enquanto que para Doviziozo só a vitória interessava.

A situação de Dovi era dramática no campeonato, mas Lorenzo precisava ajudar o companheiro de equipe, que estava mais rápido atrás. As voltas foram passando, os líderes não avançavam, mas... Doviziozo também não! Numa cena totalmente inacreditável, Lorenzo simplesmente não abriu espaço para o companheiro de equipe, na mesma medida em que não atacava Daniel Pedrosa, que vinha logo atrás. A Ducati se desesperava com a situação. Mandava mensagem por computador e por placas, mas Lorenzo permanecia impávido na frente, numa situação completamente surreal. 

Ordens de equipe sempre existiram na corrida. As presepadas com Barrichello e Massa com a Ferrari revoltaram muitos, mas pelo contexto do campeonato, se mostraram dispensáveis, principalmente com Rubens. No caso de hoje, era imperativo que Lorenzo deixasse Doviziozo passar. Mas o espanhol não deixou. A situação só não ficou mais complicada com a queda dos dois, dando o título para Márquez.

Porém, a desobediência de Jorge Lorenzo pode fazer um mal bem maior do que o espanhol possa imaginar. Na hora em que a Ducati precisou de Lorenzo, ele simplesmente virou as costas para um time que lhe paga um salário milionário e Jorge tem que pensar que TODAS as equipes viram a rebeldia do espanhol num momento crucial do campeonato. Outro fator é que Doviziozo ficará pelo menos mais um ano na Ducati ao lado de Lorenzo e o que aconteceu hoje em Valencia pode se virar contra Lorenzo se ambos tiverem numa situação inversa. O cumprimento nos boxes foi mais um ato de cavalheiresco de Doviziozo, mas o que Lorenzo fez pegou muito, muito mal para o espanhol, até mesmo por envolver um piloto tão gente boa quanto Doviziozo.

Esse caso dentro da Ducati não trouxe grandes proporções por causa da queda da dupla da Ducati, mas isso pode causa grandes danos ainda para Lorenzo. Pois como se falou muito bem na transmissão: o que se faz hoje, um dia pode voltar.

3 comentários:

  1. E tenha certeza que isso se voltará contra Lorenzo sim. A Ducati jamais se esquecerá disso.

    E se por um desses caprichos do destino,o oponente de Lorenzo pela taça em 2018 for justamente o eterno desafeto Valentino Rossi a vingança da Ducati ganhará requintes diabólicos de crueldade pura...

    ResponderExcluir
  2. E outra: Qual equipe vai contratar um piloto que vai se insubordinar a ela?

    Lorenzo hoje pode ter assinado sua sentença de morte profissional na MotoGP.

    ResponderExcluir
  3. https://twitter.com/Gabo__Carvalho/status/929752885835042816

    ResponderExcluir