sábado, 27 de outubro de 2018

Se não quebrar...

Durante o terceiro treino livre a F1 mostrou um gráfico com uma dura realidade para Daniel Ricciardo: com sete abandonos, o simpático australiano é o piloto com mais desistências do ano. A sorte realmente não ajudou Ricciardo, que está saindo da Red Bull após longos anos e durante todo o complicado final de semana mexicano, foi superado pelo companheiro de equipe Max Verstappen. Porém, Ricciardo surpreendeu no final do Q3 e quando nenhum piloto conseguia melhorar seu tempo, Daniel tirou forças não se sabe da onde e superou Verstappen por menos de três centésimos, conseguindo sua terceira pole na carreira.

O Autódromo Hermanos Rodríguez está sendo um belo desafio para as equipes. Localizado à alta altitude, o tradicional circuito mexicano causou várias dores de cabeça para as equipes, principalmente com relação ao desgaste de pneus e motor. A Red Bull já anunciara que pelas características da pista, a corrida do México era a última chance de vitória em 2018 e os austríaco se provaram corretos, com Max Verstappen liderando os três treinos livres, com Mercedes e Ferrari logo atrás. Num circuito curto as diferenças sempre foram pequenas, mas no Q3 Verstappen logo tomou as rédeas e tinha tudo para conseguir sua primeira pole na F1, o que o transformaria no mais jovem da história, porém, ninguém sabe como, Ricciardo destruiu o tempo do seu companheiro de equipe na sua última tentativa para ficar com a pole e formar uma rara primeira fila toda da Red Bull. Verstappen não gostou nada da forma como foi superado, demonstrando isso ao atropelar a marca da segunda posição na entrevista pós-corrida. Como esperado, Ricciardo vibrou muito e mesmo de saída da equipe, a Red Bull comemorou bastante, demonstrando o enorme carisma desse australiano querido por todos.

Na briga pelo título, Hamilton conseguiu outro passo rumo ao título de forma antecipada. Precisando apenas de um sétimo lugar, o inglês ficou logo atrás dos dois carros da Red Bull e ainda superando Vettel por muito pouco, sendo que o alemão necessita desesperadamente da vitória. Depois de conseguir ótimas posições na sexta-feira, onde superou Ferrari e Mercedes, a Renault voltou ao normal e ficou como quarta força destacada e na briga por essa posição no Mundial de Construtores, ainda viu Haas e Force India ficarem pelo caminho.

A largada de amanhã será uma das mais esperadas do ano. A Red Bull saíra na frente após um longo tempo e Verstappen deverá estar mordido por essa derrota tão perto do final da classificação. Hamilton deverá ser cauteloso, enquanto Vettel terá que atacar, contudo, vimos o comportamento do alemão da Ferrari nessas situações nas últimas corridas. Ainda há o fator climático. A sexta trouxe um clima abrasador no México e hoje era esperado chuva, o que não aconteceu. Ficará para amanhã? Ainda há o fator confiabilidade. A corrida promete amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário