sábado, 6 de outubro de 2018

Viés de alta

Em tempos de pesquisa eleitoral, a Mercedes estaria partindo para ganhar no primeiro turno, com um alto viés de alta. Como um senador do partido que está vencendo de lavada, Lewis Hamilton vai subindo nas pesquisas e indo na onda da Mercedes, praticamente se garantindo como o terceiro pentacampeão da história da F1. Já a Ferrari está como aquele candidato que tinha tudo para disputar voto a voto com o favorito, mas passou a traças estratégias erradas a ponto de entrar num viés de baixa sem volta. Novamente a Ferrari errou feio na estratégia e Vettel terá que encarar uma corrida de recuperação amanhã.

A classificação em Suzuka viveu o suspense da chuva que poderia atrapalhar a favorita Mercedes. Os treinos livres mostraram um abismo similar ao visto nos tempos de dominação prateada no período 2014-16. A Ferrari estava impotente com o desempenho da Mercedes e num clima instável, foi justamente os italianos que vacilaram. No final do Q2 a chuva deu uma leve apertada e a Ferrari resolveu mandar seus pilotos ao Q3 com os pneus intermediários. Com a pista ainda seca! Uma aposta completa e nitidamente errada que custou tempo de pista ainda em condições de pneu slick para os pilotos da Ferrari. Quando finalmente foram para a pista com o pneu certo, Raikkonen e Vettel erraram na mesma curva, sendo que o alemão saiu da pista e o máximo que conseguiu foi uma crítica nona posição, enquanto a Mercedes comemorava mais uma dobradinha e Hamilton chegava a incrível marca de 80 poles na carreira. 

Se Vettel saiu do carro com a expressão da derrota, mas Daniel Ricciardo mostrou isso num urro, após mais um problema mecânico em seu carro no Q2, o relegando às últimas posições novamente. A frustração do australiano é mais do que válida, mas como está de saída da Red Bull, não há muito o que Daniel possa fazer. Para a Red Bull, a terceira fila da Toro Rosso com o motor Honda é um indicativo de bons ventos em 2019. Enquanto isso, a McLaren enxotou os japoneses liderados por Alonso se viu na última posição em Suzuka. E com Alonso saindo da F1 no final desse ano. Gil de Ferran foi um grandíssimo piloto, mas simplesmente esquecer de fazer o pedido correto de pneus para o final de semana em Suzuka é um claro indício de como a gestão da McLaren vai de mal a pior.

Mesmo com a chuva à espreita, o treino de classificação em Suzuka foi morno por causa do grande domínio da Mercedes e Hamilton deu outro enorme passo rumo ao título, enquanto a Ferrari espera por um milagre num circuito difícil de se ultrapassar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário