sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A única de Barrichello

Rubens Barrichello cansava de dizer que foi criado ao lado do circuito de Interlagos e por isso conhecia a pista paulistana com a palma da mão, inclusive o instável clima do local, ajudado pela sua avó. Mesmo correndo sempre muito bem em Interlagos, Rubens teimava em ter resultados decepcionantes em sua pista caseira. Porém, quinze anos atrás Barrichello parecia que tinha tudo para acabar o que já era conhecida como a 'maldição de Interlagos'.

O Grande Prêmio do Brasil de 2004 foi realizado no final do ano para que a F1 escapasse das famosas chuvas de março, que tumultuou a corrida do ano anterior. A Ferrari havia dominado o ano, assim como fizera em 2002, com Michael Schumacher conquistando o heptacampeonato de forma contundente. Porém, o alemão teve um final de semana para esquecer em Interlagos, contando com acidentes e quebras em sua Ferrari. Isso tornou Barrichello o grande favorito a corrida brasileira, onde tinha visto a bandeirada uma única vez dez anos antes. Em 2004 tudo levava a crer que Rubinho não apenas completaria a corrida, como também venceria em Interlagos e a pole conquistada no sábado corroborava com essa sensação.

Contudo, a chuva apareceu no domingo e o início da corrida foi confuso, com os pilotos tentando acertar o pneu correto e a melhor tática de acordo com a situação da pista. Isso fez com que Felipe Massa liderasse pela primeira vez uma corrida de F1, mas quando a pista secou e a corrida se assentou, Rubens Barrichello viu a Ferrari cometer um dos poucos erros daquele ano. O brasileiro não entrou nos boxes para colocar os pneus slicks no momento certo e como resultados, Juan Pablo Montoya e Kimi Raikkonen dispararam na frente do piloto da Ferrari. Montoya e Raikkonen, que seriam companheiros de equipe na McLaren em 2005, disputaram a liderança até a bandeirada, com o colombiano vencendo com apenas 1s de vantagem para Kimi. Barrichello teve como consolo a subida ao pódio em Interlagos, sua pista favorita.

Houveram várias despedidas quinze anos atrás, particularmente das equipes Jaguar e Minardi, compradas pela Red Bull e renomeadas a partir de 2005. Com cinco títulos consecutivos, mesmo chegando apenas em sétimo lugar naquele dia, nada parecia que pararia Michael Schumacher, mas 2004 seria o último título do genial alemão. E aquele seria o único pódio de Rubens Barrichello em Interlagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário