Pela já conhecida vantagem de potência sobre as rivais, a Ferrari era favorita graças a enorme reta dos boxes do circuito Hermanos Rodríguez e o ar rarefeito da Cidade do México. Porém, a Red Bull conseguiu as duas últimas vitórias no México e ano passado ficou com a dobradinha na primeira fila do grid. As linhas aerodinâmicas da Red Bull fazem um ótimo efeito no intrincado acerto para a corrida no México, mas ainda assim as Ferraris tinham tudo para garantir a primeira fila. Verstappen era o pole na primeira rodada do Q3, mas Vettel tinha tudo para superar o holandês, porém Valtteri Bottas bateu com vontade no muro da antiga Peraltada e praticamente garantiu a pole de Verstappen, mesmo Max tendo melhorado seu tempo, algo que deverá ser anulado mais tarde, pois havia não apenas uma bandeira amarela, como um Mercedes atravessado no meio da última curva.
Os treinos livres foram ligeiramente atrapalhados pela chuva, mas a Ferrari sempre se mostrou mais rápida, enquanto a Mercedes parecia meio perdida. Com a pista sendo lavada diariamente pela chuva, a aderência nunca era a ideal e as equipes sofreram para conseguir um melhor desempenho. Sofrendo com um carro com problemas de downforce, a Haas ficou logo no Q1 e lembrando o péssimo ritmo de corrida dos carros americanos, não seria surpresa vê-los brigando com a Williams amanhã. Correndo em casa Sérgio Pérez fez de tudo para dar mais motivos para a torcida mexicana vibrar, mas o piloto da Racing Point acabou ficando no Q2, junto com a dupla da Renault, que nesse final de semana recebeu a notícia que a nova CEO da montadora irá reavaliar alguns programas da Renault. Abitebul está se mostrando um dirigente abaixo da crítica, mas terá que ter uma lábia muito grande para convencer a Renault a manter sua equipe na F1.
Com as duplas de McLaren e Toro Rosso brigando pelo melhor do resto no Q3, a batalha pela pole foi mesmo entre o trio de ferro da F1 atual. Com a Ferrari dominando no primeiro setor que compreende a reta dos boxes, a Mercedes muito forte no segundo setor, com as curvas rápidas e a Red Bull mais rápida no último setor, com as curvas mais lentas, havia um bom equilíbrio entre os times top-3, mesmo com a Ferrari com uma ligeira vantagem. Na primeira rodada de voltas rápidas, Verstappen conseguiu superar as duas Ferraris, com a Mercedes fora do top-3. Na segunda volta rápida dos pilotos de ponta, Leclerc errou no final da sua volta, mas logo atrás Bottas bateu forte e praticamente acabou com a chance dos pilotos conseguirem tirar a pole de Max. Vettel e Hamilton vinham muito fortes, mas largarão amanhã na segunda fila, com as jovens estrelas Verstappen e Leclerc sem ter ninguém na frente deles.
A longa distância para a primeira curva pode favorecer a Ferrari, desde que ninguém invente um balé imperfeito, como visto na Rússia e causou uma enorme confusão para os italianos. O fato é que a Honda colocou seus quatro carros entre os dez primeiros e Verstappen brigará para conseguir sua terceira vitória seguida no México.
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