No momento em que escrevo isso, já deve ter se passado uma hora das tradicionais 24 horas de Le Mans. Não deixa de ser legal para o automobilismo mundial termos nesse final de semana as 24 horas de Le Mans e no outro lado do atlântico, a F1 em Indianápolis. Agitação em dois templos sagrados! Porém, fazia muito tempo que não víamos uma briga tão forte entre duas grandes montadoras nas estradas de Sarthe. A Audi, que ganhou seis das últimas sete edições, terá a companhia da não menos vitoriosa Peugeot. O mais interessante dessa batalha franco-alemã é a briga pela tecnologia. A Audi saiu na frente com seu Audi R10 e com mais essa obra-prima da engenharia, se tornou a primeira equipe a vencer em Le Mans com um carro movido a diesel. A Peugeot não ficou atrás e na sua volta as 24 horas depois de quase 15 anos, projetou um Esporte-Protótipo totalmente novo à diesel. Será uma batalha de titãs!
Enquanto a Audi tem toda a experiência a seu favor, a Peugeot trouxe uma verdadeira turma do barulho para tentar derrubar a marca alemã. A Audi terá três equipes com os seus já tradicionais pilotos Frank Biela, Emanuele Pirro, Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish. Todos eles tem pelo menos uma vitória em Le Mans, sendo que Kristensen é o recordista com sete. Já a Peugeot terá dois carros, mas com vários pilotos que passaram pela F1 ou estão para entrar, como é o caso de Sebastien Bourdais. Outro fato interessante será a volta às pistas de Jacques Villeneuve desde sua demissão da F1 e a tentativa de se tornar cantor. O canadense estará na equipe Peugeot. Como dificilmente a vitória saíra das mãos de um carro da LMP1, a principal categoria, não devemos nos esquecer da equipe de Henri Pescarolo que nos últimos anos deu um aperto nos Audis e chegou algumas em segundo lugar, mas com a chegada da Peugeot, as atenções para a equipe do velho piloto de F1 diminuiu bastante, mas como a corrida é longa, muita coisa pode acontecer. Emmanuel Collard é a principal esperança da equipe, que terá duas equipes oficiais e outra particular, a Rollecentre. Outro ex-piloto F1 que estará na LMP1 será o sueco Stefan Johansson à bordo de um Courage.
A definição do grid foi feito na quarta-feira, pois uma velha conhecida de Le Mans deu as caras na quinta: a chuva. E sabem o melhor? A previsão é que chova bastante no sábado e no domingo. Bourdais marcou o melhor tempo com a Peugeot e talvez queira demonstrar que o francês anda bem em todo tipo de pista, seja aonde for e assim Bourdais, juntamente com Sarrazin e Pedro Lamy terão a honra de largar na pole. Em segundo apareceu a primeira Audi com o trio Capello/Kristensen/McNish. Detalhe: a diferença entre os carros foi de meio segundo num autódromo com mais de 13 km! Em terceiro apareceu a segunda Peugeot, da dupla Villeneuve/Gene/Minassian. Entre os brasileiros, Thomas Erdos irá largar em vigésimo primeiro e tentará defender seu título na categoria LMP2 e será o sexto da sua categoria. Em sua segunda largada em Le Mans, Christian Fittipaldi saíra em trigésimo e sexto na categoria GT1, enquanto Jaime Melo Júnior é um dos fvoritos a vencer na GT2 à bordo de sua Ferrari F430.
Nenhum comentário:
Postar um comentário