sábado, 16 de junho de 2007

Uma 24 horas de arrepiar!

No momento em que escrevo isso, já deve ter se passado uma hora das tradicionais 24 horas de Le Mans. Não deixa de ser legal para o automobilismo mundial termos nesse final de semana as 24 horas de Le Mans e no outro lado do atlântico, a F1 em Indianápolis. Agitação em dois templos sagrados! Porém, fazia muito tempo que não víamos uma briga tão forte entre duas grandes montadoras nas estradas de Sarthe. A Audi, que ganhou seis das últimas sete edições, terá a companhia da não menos vitoriosa Peugeot. O mais interessante dessa batalha franco-alemã é a briga pela tecnologia. A Audi saiu na frente com seu Audi R10 e com mais essa obra-prima da engenharia, se tornou a primeira equipe a vencer em Le Mans com um carro movido a diesel. A Peugeot não ficou atrás e na sua volta as 24 horas depois de quase 15 anos, projetou um Esporte-Protótipo totalmente novo à diesel. Será uma batalha de titãs!

Enquanto a Audi tem toda a experiência a seu favor, a Peugeot trouxe uma verdadeira turma do barulho para tentar derrubar a marca alemã. A Audi terá três equipes com os seus já tradicionais pilotos Frank Biela, Emanuele Pirro, Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish. Todos eles tem pelo menos uma vitória em Le Mans, sendo que Kristensen é o recordista com sete. Já a Peugeot terá dois carros, mas com vários pilotos que passaram pela F1 ou estão para entrar, como é o caso de Sebastien Bourdais. Outro fato interessante será a volta às pistas de Jacques Villeneuve desde sua demissão da F1 e a tentativa de se tornar cantor. O canadense estará na equipe Peugeot. Como dificilmente a vitória saíra das mãos de um carro da LMP1, a principal categoria, não devemos nos esquecer da equipe de Henri Pescarolo que nos últimos anos deu um aperto nos Audis e chegou algumas em segundo lugar, mas com a chegada da Peugeot, as atenções para a equipe do velho piloto de F1 diminuiu bastante, mas como a corrida é longa, muita coisa pode acontecer. Emmanuel Collard é a principal esperança da equipe, que terá duas equipes oficiais e outra particular, a Rollecentre. Outro ex-piloto F1 que estará na LMP1 será o sueco Stefan Johansson à bordo de um Courage.

A definição do grid foi feito na quarta-feira, pois uma velha conhecida de Le Mans deu as caras na quinta: a chuva. E sabem o melhor? A previsão é que chova bastante no sábado e no domingo. Bourdais marcou o melhor tempo com a Peugeot e talvez queira demonstrar que o francês anda bem em todo tipo de pista, seja aonde for e assim Bourdais, juntamente com Sarrazin e Pedro Lamy terão a honra de largar na pole. Em segundo apareceu a primeira Audi com o trio Capello/Kristensen/McNish. Detalhe: a diferença entre os carros foi de meio segundo num autódromo com mais de 13 km! Em terceiro apareceu a segunda Peugeot, da dupla Villeneuve/Gene/Minassian. Entre os brasileiros, Thomas Erdos irá largar em vigésimo primeiro e tentará defender seu título na categoria LMP2 e será o sexto da sua categoria. Em sua segunda largada em Le Mans, Christian Fittipaldi saíra em trigésimo e sexto na categoria GT1, enquanto Jaime Melo Júnior é um dos fvoritos a vencer na GT2 à bordo de sua Ferrari F430.

Nenhum comentário:

Postar um comentário