domingo, 16 de novembro de 2014

Mata-mata ou pontos corridos?

Durante muitos e muitos anos, o Campeonato Brasileiro de futebol foi disputado com regulamentos estapafúrdios, com grupos, fases e um mata-mata final para definir o campeão do ano. Os críticos reclamavam a cada ano em que o regulamento era mostrado e os nossos cartolas inventavam a cada temporada uma fórmula de campeonato mais esdrúxulo. Foram tantos os exemplos de injustiças ao longo dos anos no futebol nacional, que de 2002 para cá, a fórmula dos pontos corridos foi adotado, imitando o que acontecia em todo o mundo, e após doze anos o Campeonato Brasileiro é vencido pelo time com o maior número de pontos ao longo de 38 rodadas. Simples assim.

A Nascar fez o inverso do futebol daqui. Após anos em que o piloto que marcava mais pontos era o campeão, a categoria americana resolveu trazer os play-offs, depois conhecido como 'Chase'. Para quem não lembra, isso aconteceu pelo título de Matt Kenseth em 2003, quando o piloto da Roush venceu apenas uma corrida ao longo da cansativa temporada de 36 corridas, enquanto haviam pilotos como o oitavo colocado Ryan Newman com oito triunfos ao longo do ano. Para a Nascar, o piloto campeão deveria ser o que tinha o maior número de vitórias do ano e, se possível, garantindo o título na última corrida do ano. E assim as dez últimas corridas da temporada da Sprint Cup eram decisivas para definir o campeão. Porém, desde então a Nascar perdeu completamente a mão do seu novo formato de play-offs, com todo o ano se mudando a fórmula de disputa e talvez se 'inspirando' nos cartolas do futebol brasileiro nas décadas de 70 e 80, tornando a decisão mais complicada de se entender para os torcedores. Em 2014, uma complicadíssima fórmula de disputa trouxe uma espécie de 'quartas-de-final', 'semifinal' e uma super final com quatro pilotos disputando o título na última corrida, onde quem chega na frente, vence o campeonato.

Nesse domingo em Homestead, os quatro postulantes ao títulos eram Kevin Harvick, Danny Hamlin, Joey Logano e Ryan Newman. Os quatro nunca haviam vencido o título da Sprint Cup, com Hamlin tendo ficado mais perto, com o vice-campeonato de 2010. Outro detalhe era que Newman, o grande exemplo de 2003 para que a Nascar mudasse o seu regulamento, chegava à corrida final com... nenhuma vitória! E poderia ser campeão assim! Contudo, numa prova tensa, onde muitas bandeiras amarelas ocorreram justamente nas voltas finais, Kevin Harvick se sagrou campeão pela primeira vez com uma vitória, derrotando justamente Newman na última relargada quando faltavam três voltas. Foi a segunda vitória consecutiva para Harvick e a quinta no ano. O piloto que fará 39 anos no próximo mês esperou catorze anos na Sprint Cup para conquistar seu primeiro campeonato, sendo sempre um piloto de ponta e protagonista de uma das boas histórias do automobilismo. Harvick era o piloto júnior da equipe de Richard Childress em 2001 e cotado como o substituto do ídolo Dale Earnhardt quando esse se aposentasse. Porém, quando o 'Intimidador' morreu na primeira corrida do ano em Daytona, Harvick foi alçado para correr no mesmo carro de Earnhardt, só mudando o mítico 3 para 29, com o qual Harvick correu até o ano passado. Apenas três semanas mais tarde, Harvick venceria em Atlanta com uma diferença mínima, numa das corridas mais emocionantes da história da Nascar. Para quem está habituado à F1, seria o mesmo que David Coulthard, que substituiu Senna após o trágico 1º de maio de 1994, pegasse o carro do brasileiro e vencesse três provas mais tarde...

A Nascar chega ao fim do seu campeonato recheado de problemas com seus pilotos extra-pista (o atropelamento de Tony Stewart que matou um piloto de 20 anos e o caso de agressão à namorada de Kurt Busch) e um regulamento de difícil compreensão para os fãs, que deixou outros 39 pilotos na pista sem motivação nenhuma, pois eles não brigariam por mais nada na prova final, além do que, a Nascar escapou de mais polêmicas nesse final. Na entrevista de pós-corrida, Newman não escondeu que pensou em acertar Harvick nas voltas finais, algo que Newman fez na penúltima etapa em Phoenix para garantir seu lugar entre os quatro postulantes ao título em Homestead. Numa das últimas paradas, Joey Logano, que vinha sempre entre os primeiros, viu o macaco da equipe Penske quebrar e com isso Logano, que fez uma temporada brilhante, viu seu sonho de título acabar devido a um problema totalmente alheio. Foram várias as injustiças devido a esse formato de campeonato que vale a pergunta à Nascar: será que não seria melhor voltar ao velho, bom e confiável sistema de pontos corridos? Porém, Kevin Harvick não tem nada com isso e como ele mesmo falou, não dormirá por uma semana comemorando o seu tão sonhado título!

Nenhum comentário:

Postar um comentário