sábado, 22 de novembro de 2014

Primeira lição

Numa situação onde praticamente apenas a vitória interessa, Nico Rosberg começou o Grande Prêmio de Abu Dhabi fazendo dele o que se espera, conquistando a pole position. E hoje, com larga vantagem sobre Hamilton, que teve uma sessão classificatória nervosa e cheia de travadinhas, mas que ainda garantiu o inglês na cômoda primeira fila, justamente o que ele necessita para ser bicampeão amanhã.

O treino no Oriente Médio foi bem típico de 2014, com a Mercedes garantindo a primeira fila, seguido pela Williams e Red Bull. Se Hamilton foi o mais rápido no Q1 e no Q2, Nico deu o troco no Q3, quando importava, ficando com a pole por quase quatro décimos, algo bastante anormal nessa disputa interna da Mercedes. Mesmo tendo bem menos vitórias do que Hamilton, Rosberg tem mais poles do que o rival em 2014, algo bem interessante, vide a principal característica de Hamilton ser a velocidade pura e Rosberg ser mais comedido. Do mesmo jeito da Mercedes, na Williams Felipe Massa foi constantemente mais rápido do que Bottas, mas na volta final, o finlandês deu o bote fatal e superou mais uma vez o brasileiro. Tudo o que Rosberg quer é uma Williams próxima de Hamilton e pelo menos em ritmo de classificação, foi o que aconteceu. Em sua última corrida na Red Bull, Vettel seguiu sua sina em 2014 ao ser superado pelo seu companheiro de equipe Ricciardo, ocorrendo o contrário de Alonso, que se despede da Ferrari errando em sua volta decisiva no Q3 e ficando atrás de Raikkonen, algo incomum nesse ano, mas mostrando o quão foi a escuderia esse ano, os dois campeões fecharam o Q3. Querendo mostrar serviço para permanecer em 2015, Button superou por muito seu companheiro de equipe Kevin Magnussen e foi ao Q3. Se será decisivo para que o inglês seja companheiro de Alonso na McLaren em 2015, não sabemos. Sinceramente, torço para que Button permaneça na F1 em 2015. Sua pilotagem me agrada e Jenson parece ser uma ótima pessoa.

E amanhã será o grande dia de uma temporada que já considero histórica por bons e maus motivos. A criticada regra da pontuação dobrada fez com que a disputa pelo título seja uma briga mano a mano entre Nico e Lewis. Para Hamilton, basta chegar em segundo para ser campeão, uma tarefa até fácil para o carro que tem, mas bastante tensa para o tenso inglês. Não devemos esquecer que suas disputas de título em 2007 e 2008 foram marcadas por erros e tensões e Hamilton não parece nada tranquilo nesse final de semana, algo que Nico Rosberg deixa transparecer e o alemão também não nega que investira pesado nesse lado tenso de Hamilton. Mesmo Abu Dhabi não sendo uma pista emocionante, amanhã tende a ser uma corrida daquelas históricas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário