terça-feira, 4 de novembro de 2014

A difícil arte de parar

Certa vez o ex-jogador Falcão disse que o jogador de futebol morre duas vezes. A primeira, quando para de jogar e a segunda é a natureza humana que faz seu trabalho. As atitudes de Rubens Barrichello nos últimos tempos mostram que o brasileiro ainda não se tocou que a F1 virou passado para ele e a própria F1 o vê apenas como um cara legal, que passou muitos anos na categoria e é o recordista de corridas.

Comentarista da Globo nos últimos anos, Barrichello tentou várias vezes um lugar na F1. No ano passado, ele negociou com Sauber e Lotus para participar do Grande Prêmio Brasil, fracassando em ambas as tentativas. Neste ano, viajando para Cingapura pela Globo para comentar a corrida, Rubens se ofereceu à Mercedes como piloto reserva, Isso foi um dos motivos para a Globo educadamente chutar o traseiro de Barrichello de suas transmissões e muitas pessoas que fazem as transmissões globais falaram que Rubinho ainda não se aceita como um ex-piloto de F1.

Isso ficou evidenciado com a informação desse tarde, onde Rubens Barrichello estava praticamente acertado com a Caterham para fazer as últimas três provas de 2014, só não consolidando o negócio pela falência do time verde.

Em entrevistas com ex-atletas, todos falam que o momento de parar é um dos mais difíceis da carreira. É quase unânime. Barrichello, mesmo sendo líder do Brasileiro da Stock Car, parece que está tendo essa dificuldade, algumas vezes se colocando em situações até mesmo vergonhosas, onde força a barra para entrar na F1. Quando já corria por uma decadente Williams, Rubens cansou de dizer que ainda sonhava em ser campeão e talvez por não ter conseguido seu objetivo, Barrichello sente-se em dívida consigo mesmo e tenta, mesmo sendo basicamente impossível hoje em dia, concretizar esse sonho. Barrichello poderia muito bem se focar na Stock, cuidar do início da carreira dos filhos no kart e comentar aqui e ali a F1, mas Rubens ainda se vê como um piloto de F1 sem cockpit, à espera de um lugar para realizar o seu sonho. Porém, a realidade é outra e já passou a hora de Barrichello ver que seu tempo já passou e parar com a F1.

2 comentários: