sábado, 10 de outubro de 2015

Emoção antes da hora

Esse final de semana em Sochi vem sendo das emoções antes da hora, até o momento. O terceiro treino livre deste sábado foi marcado pelo enorme acidente de Carlos Sainz, que deixará o espanhol de molho na corrida russa e ainda tirou minutos preciosos para as equipes conseguirem acertar seus carros. Pois na sexta, um bizarro incidente jogou óleo diesel na pista no primeiro treino e a chuva apareceu com força no segundo. Numa estratégia diferente, a Mercedes ficou com seus dois dominantes carros na maior parte do Q3 e o resultado foi que um erro de Hamilton fez com que Nico Rosberg ficasse com a pole sem maiores sustos e emoções.

Mesmo com tão pouco tempo de pista seca, a classificação transcorreu sem maiores mudanças em todo o pelotão do grid. Em seu 250º GP, Alonso ficou pelo caminho do Q1, tomando meio segundo de Button, que permanecerá na McLaren em 2016 e foi para o Q2. Nasr voltou a botar ordem na casa e superou Ericsson e passou ao Q2, mas não teve carro para fazer mais. Com os carros equipados com motor Mercedes dominando, apenas Maldonado ficou no Q2, mostrando a força do dinheiro bolivariano, pois só isso explica o venezuelano permanecendo mais um ano na Lotus, que deverá ser Renault ano que vem. O piloto da casa Kvyat foi eliminado no Q2, enquanto Verstappen e Ricciardo foram ao Q3 fazer figuração. A ameça da Red Bull retirar suas duas equipes da F1 por falta de motor não se deve à uma crise política da F1, mas à arrogância dos gestores da equipe, particularmente Horner e Helmut Marko. Após criticarem tanto a Renault a ponto dos franceses pularem fora, os manda-chuvas da Red Bull criaram a situação de que eles constroem chassi como ninguém e um possível fracasso, a culpa era do motor. Qual montadora iria querer uma parceria dessa? Mercedes e Ferrari não quiseram, além do fato de ambas saberem a força da Red Bull. Se foram embora, daqui há dois anos ninguém lembrará muito de uma equipe que começou tão simpática, mas hoje é conhecida como péssima perdedora.

O motor Mercedes foi tão dominante, que nem Vettel conseguiu o seu habitual terceiro lugar, ocupado hoje por Valtteri Bottas, mas chamou a atenção o péssimo desempenho de Felipe Massa no Q2, com o brasileiro cometendo seguidos erros, após andar junto do finlandês no Q1. Massa largará em 15º amanhã, enquanto a Mercedes dominou a primeira fila novamente, desta vez com Rosberg bem à frente de Hamilton. Só esperamos que a corrida seja bem melhor do que se viu até agora em Sochi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário