domingo, 25 de outubro de 2015

Treta malaia

Daniel Pedrosa não tem muita sorte mesmo em sua carreira. O espanhol da Honda fez, provavelmente, sua melhor corrida desde 2012. Pedrosa conquistou uma pole arrebatadora no circuito de Kuala Lumpur no sábado para então vencer com categoria no domingo. Porém, ninguém está falando da vitória de Daniel Pedrosa. Nem mesmo estão falando da corrida em si. O assunto no momento não apenas na MotoGP, mas em toda o esporte a motor é a patada de Valentino Rossi em Marc Márquez e toda as consequências do ato.

Valentino Rossi é um dos personagens mais carismáticos do esporte mundial, mas o italiano está longe de ser um comportado coroinha de igreja da missa das dez da manhã. Rossi já se envolveu em algumas polêmicas ao longo de sua longeva carreira, incluindo toques nada sutis em seus rivais. A famosa última curva em Jerez/2005, quando bateu com força em Sete Gibernau na luta pela liderança estrou para a história. Assim como os problemas com seu arqui-rival Max Biaggi. Com Casey Stoner, Rossi teve uma disputa épica em Laguna Seca em 2008, mas o australiano acusou Rossi de ter provocado sua queda. Em 2010, após se recuperar de uma perna quebrada, Vale teve um disputa fratricida com seu companheiro de equipe Lorenzo, já campeão, que chamou atenção. Rossi não gosta de perder, como um competidor nato como é, mas o italiano já mostrou algumas vezes que para não perder, os fins podem justificar os meios. 

Antes da corrida na Malásia, na entrevista coletiva, Rossi surpreendeu o mundo ao declarar que Márquez o atrapalhou na antológica prova em Phillip Island e que o espanhol fez de tudo para que Lorenzo vencesse. O detalhe foi que Rossi falou isso entre os dois espanhóis, que pareceram tão surpresos quanto os presentes na entrevista, até por que Márquez ultrapassou Lorenzo nas curvas finais da corrida australiana. O clima de guerra estava instalado. É evidente que Rossi não consegue mais andar no mesmo ritmo de Lorenzo e Márquez, restando ao experiente italiano usar artimanhas extra-pista para enervar seus rivais, particularmente Lorenzo, seu companheiro de equipe e rival, como aconteceu quando eles dividiram a Yamaha anos atrás. Márquez sempre falou que tinha como Rossi como ídolo desde criança. Não seria impossível dizer que até mesmo Lorenzo via em Rossi uma referência quando adolescente. Agora eles estavam enfrentando Valentino Rossi em seus momentos finais da carreira e Rossi querendo sair de cena sob glórias. 

A cartada de Valentino Rossi foi arriscada. Marc Márquez é um fenômeno e tê-lo como inimigo declarado não é das melhores ideias. Márquez passou o ano de 2015 sofrendo com o desequilíbrio do quadro da Honda a ponto da montadora ter voltado para o quadro de 2014, mas usando o motor de 2015, para que Márquez voltasse a vencer. O resultado foi o espanhol conquistando grandes vitórias, mas também grandes quedas. Sem nada a perder e utilizando seu talento, Márquez seria um fator preponderante na luta entre os dois pilotos da Yamaha de qualquer maneira. E se Márquez preferia ou não Lorenzo antes da Malásia, a provocação de Rossi antes da corrida indicava um Marc Márquez mais companheiro de equipe de Lorenzo do que Rossi seria com o espanhol da Yamaha. Foi nítido que Márquez deixou Lorenzo passar no começo da prova malaia para ficar na frente de Rossi. A briga entre os dois estava agressiva demais, mas Rossi tinha tudo a perder. E Márquez, nada a perder. E na sexta volta, após três tensas voltas, Rossi abriu a curva, deixou sua Yamaha escorregar em cima da Honda de Márquez e com um nada sutil coice, Rossi derrubou Márquez, numa cena que já entrou para a história do Mundial de Motovelocidade.

A vitória de Pedrosa, com Lorenzo e Rossi logo atrás ficou em segundo, quiçá terceiro plano. Que Valentino Rossi deveria ser punido, era claro. Mas qual seria essa punição? Em algum momento, Lorenzo deve ter sido informado do ocorrido no começo da prova e o espanhol fez algo que não me lembro de ter visto ultimamente: abandonou o pódio em protesto!

Momentos depois veio a notícia de que Rossi largará em último na etapa derradeira do ano em Valencia, mas manteria seus pontos da corrida na Malásia. E o campeonato 2015 da MotoGP ganhou contornos que lembrará e muito o Campeonato da F1 em 1989. O clima dentro dos boxes da Yamaha deve estar irrespirável, com Lorenzo detonando o coice de Rossi em Márquez, enquanto o italiano voltou a criticar Márquez por se meter na briga do campeonato, particular até então entre os pilotos da Yamaha. Lin Jarvis, chefe da equipe Yamaha, se mantém sob fogo cruzado e sem ter muito o que fazer para apaziguar os ânimos dos seus dois pilotos. Rossi ainda tem sete pontos de vantagem sobre Lorenzo para a última corrida, mas largando em último, Valentino Rossi terá uma tarefa inglória, principalmente se Lorenzo vencer a corrida. E para a última corrida do ano em Valencia, terra de Lorenzo e Márquez, ficará a perspectiva de uma das corridas mais tensas de todos os tempos.

Largando em último, Rossi poderá trombar com Márquez em algum momento. Qual será a reação do espanhol da Honda? E como será a reação se, por acaso, houver uma disputa entre os dois pilotos da Yamaha durante a corrida valenciana? A atitude de Rossi, antes e durante a corrida, fez com que Lorenzo ganhasse um importante aliado nesse histórico campeonato 2015 da MotoGP. Acostumado a ser o 'bom moço' na luta contra o 'bandido' Jorge Lorenzo, Valentino Rossi teve essa sua marca arranhada com uma atitude indigna para a vitoriosa carreira do italiano. Contudo, essa história ainda não terminou e o último capítulo deverá ser ainda mais tenso do que o round desse domingo.

6 comentários:

  1. Lorenzo não saiu do pódio em protesto,mas sim saiu correndo pra ir até a direção de prova cobrar a desclassificação do Rossi ao berros e gritos,segundo relatos da própria imprensa espanhola.

    Nesse ponto,agiu de maneira tão canalha e torpe quanto Rossi e Marquez,pois nem viu direito o lance e já partiu que nem um abutre ao primeiro cheiro de carniça.

    Mas que Rossi merecia ter sido desclassificado,isso não tenho duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ficou muito claro o motivo de Lorenzo ter sido tão deselegante no pódio, apesar da choradeira pro diretor de prova ter acontecido.
      Só sei que Valencia será uma corrida histórica!

      Excluir
    2. Ele subiu todo pimpão e serelepe ao pódio e tão logo foram estourar a champagne,ele saiu correndo pra ir choramingar a direção de prova pra desclassificarem o Rossi.

      Só que a direção de prova também aliviou horrores pro Lorenzo,pois ele teria passado sob bandeira amarela(fico devendo se o ultrapassado foi Rossi ou o próprio Marquez) e nem reprimenda verbal ele levou.

      Como Juliana Tesser postou com propriedade no twitter,Lorenzo é o típico cara que apaga fogo com gasolina. E o pior,sua arrogância só piora com o passar do tempo,o que ele choramingou dizendo que foi a popularidade de Rossi com os fãs da MotoGP a razão de darem punição leve(como se largar da última posição do grid fosse punição leve,ainda que Rossi devesse mesmo ser desclassificado) só comprova o quanto ele é despeitado e invejoso.

      Excluir
  2. http://motoworldbrasil.blogspot.com.br/2015/10/o-coice-que-custou-o-decimo-titulo.html

    ResponderExcluir
  3. Esse vídeo achado no You Tube é muito bom,mostra detalhadamente como os lances que culminaram no coice do Vale.

    Não inocenta Rossi,mas tira toda e qualquer ``presunção de inocência´´ que Marquez pudesse ter. Agiu deliberadamente pra derrubar Rossi mais de uma vez.

    https://www.youtube.com/watch?v=z3u3DpmL8GM

    ResponderExcluir