domingo, 18 de outubro de 2015

Holy Shit! What a race!

Como falaram muito bem Mark Webber e Ewan McGregor depois do Grande Prêmio da Austrália da MotoGP através do twitter. Puta merda! Que corrida! A MotoGP nos presenteou com outra corrida magistral em Phillip Island, circuito com o visual mais bonito do mundo. A pista australiana tem curvas longas e fluídas, com duas freadas muito fortes numa pista à beira do mar, o que traz a influência do vento. Esses ingredientes sempre trouxeram corridas esplêndidas desde os tempos das 500cc (quem não se lembra da célebre corrida de 2000?). Hoje, Marc Márquez, Jorge Lorenzo, Andrea Iannone e Valentino Rossi deram um verdadeiro show e qualquer um dos quatro poderiam e mereciam vencer, mas como só um pode subir no alto do pódio, quem ficou com o troféu foi Márquez, numa última volta impressionante, onde o espanhol da Honda tirou meio segundo no miolo do circuito e ultrapassou Lorenzo no cotovelo da curva dez.

A corrida teve de tudo, inclusive uma cabeçada de Iannone numa gaivota, felizmente sem maiores consequências para o italiano. E nem tanto para a ave. Largando mal mais uma vez, Rossi foi se recuperando até chegar ao pelotão da frente, que tinha os pilotos que ocuparam a primeira fila, com Iannone, Lorenzo e Márquez brigando pela primeira posição. A Ducati brigar pela ponta não foi cena rara em 2015, mas a moto ainda indócil nas curvas e, por consequência, com os pneus, faziam que os seus pilotos perdessem rendimento ao longo da corrida. Não foi o caso dessa vez. Iannone ficou a prova inteira na briga pela vitória, que tinha Lorenzo e Rossi com medo de arriscar uma queda, mas com Márquez e Iannone sem nada a perder, passaram a se arriscar. E muito. Vencedor da prova passada numa atuação antológica, Daniel Pedrosa ficou preso na briga com Cruthlow e a surpreendente Suzuki de Maverick Viñales, e acabou numa opaca quinta posição.

Porém, todos os olhos estavam na briga pela primeira posição. Olhando unicamente os tempos, Lorenzo teve uma corrida regular, sempre marcando tempos parecidos no passar das voltas, ao contrário de Márquez, que teve uma prova cheio de altos e baixos. O espanhol da Honda chegou a tomar a ponta de Lorenzo no meio da prova e dava pinta que dispararia, mas seu compatriota da Yamaha lhe tomou a ponta, mas sem disparar. Na sua luta pelo título com o companheiro de equipe, Rossi forçava e até se arriscava demais para manter a regularidade no pódio, mas o italiano acabou sucumbindo à potência da Ducati, que sempre dava um gás a mais para Iannone nas retas. Italiano que tem estampado no seu macacão o apelido de 'Maníaco', Andrea Iannone fez a melhor corrida de sua vida e supera até com facilidade seu xará Andrea Doviziozo, candidato a líder da Ducati no começo da temporada, mas que terminou num horroroso 12º lugar hoje. Após um ataque final de Rossi nas duas voltas finais, Márquez se estabeleceu em segundo, com Iannone brigando com Rossi pelo terceiro lugar. Parecia que Lorenzo conseguiria uma vitória que lhe deixava numa situação ótima no campeonato, porém, correndo sozinho, Márquez fez uma última volta sensacional e histórica, pegando a todos, inclusive Lorenzo, de surpresa. Na freada da curva 10 da última volta, após tirar quase meio segundo no miolo da pista, Márquez colocou de lado e executou a ultrapassagem definitiva. Alguns metros atrás, Rossi tentava o mesmo com Iannone, mas seu compatriota deu o troco, ao contrário de Lorenzo, que se mostrou bastante contrariado após a bandeirada.

O campeonato permaneceu com a situação de que Rossi não precisa mais vencer nas duas etapas que restam para se tornar campeão, mas o italiano sabe muito bem que a simples missão de apenas marcar Lorenzo não está nada fácil. Os pilotos da Honda e Iannone estão se metendo na briga pela vitória e isso pode ser o fiel da balança nessa disputa histórica entre os dois pilotos da Yamaha. Fora do pódio, Rossi se mostrou preocupado depois da prova, mesmo Márquez lhe dando cinco pontos de presente. Lorenzo sabe que perdeu uma chance incrível nas curvas finais da corrida, pois se vencesse, dependeria apenas de si para se tornar tricampeão da MotoGP. Marc Márquez mostrou que mesmo fazendo uma temporada cheia de altos e baixos, como a corrida de hoje, ainda é um fenômeno e poderá vencer muitas corridas e títulos no futuro próximo. Contudo, todos os olhos estão voltados para a espetacular disputa entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo por um campeonato que já é histórico.

3 comentários:

  1. Mas Rossi precisa mais do que nunca vencer ou pelo menos acabar na frente de Lorenzo em Sepang,até porque o 99 nunca venceu lá desde que subiu a MotoGP em 2008 e tem previsão de tempestades pros três dias...

    ResponderExcluir
  2. Torci muito pelo Rossi, mas não o vejo com forças para superar Lorenzo. Mas na chuva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na chuva ele tem a obrigação de ao menos ficar na frente de Lorenzo.

      E na Malásia,tem a previsão de tempestades pros três dias. Então que Rossi trate de fechar a frente de Lorenzo pra chegar em Valência com margem relativamente segura pra fazer uma corrida tranquila pra pegar o décimo título(isso se em Sepang,Lorenzo não abandonar ou chegar em posição que não permita fazer a distância de pontos ficar nos 25.)

      Aparentemente,a idade já está cobrando de Rossi a fatura,pois é visível que ele não está tendo fôlego pra acompanhar o colega que está no auge da forma física.

      Excluir