terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

História: 10 anos do blog

Começo de 2007. Eu era um recém-formado em engenharia, mas infelizmente engrossava a lista de desempregados no país e para ocupar minha mente, já que não havia mais faculdade e estágio, entrei num cursinho para concurso, na época se tornando a fábrica de colocar pessoas na carreira pública. Também entrei na academia e voltei a jogar FIFA no PC. Porém, enquanto procurava um emprego, havia outras coisas na cabeça.

Desde 2001 eu sempre escrevia nos fóruns do GPTotal, melhor site de história automobilística no Brasil. Bastava acabar uma corrida de F1, eu corria para o computador e mandava email com a minha 'análise' da corrida recém terminada. Com mais tempo livre, pensei numa forma de me expressar mais. Veio então a ideia do blog e no dia 7 de fevereiro de 2007, abri uma conta no blogger e começou uma história com mais de 2.000 posts, milhares de visualizações e, o mais importante, a oportunidade de conhecer gente de ótima qualidade em todo o Brasil e no mundo.

A vida de qualquer cidadão muda um bocado em dez anos e a minha também mudou, assim como o blog. Lendo os primeiros posts, sem fotos, títulos e formatação, me veio uma viagem no tempo de como tudo era diferente e as pistas estão no parágrafo anterior. Cada vez menos se usa computador (prefere-se notebooks ou tablets) e email. Na época, entrava em comunidades do orkut para colocar links do blog nos murais alheios. Hoje, o blog tem sua própria página do Facebook.

A maturidade do blog e de quem escreve fica clara na medida em que há dez anos qualquer notícia virava um post. Surgiram as biografias e as corridas que aconteceram nas datas ao longo do ano. Nunca contei quantas corridas eu descrevi ou quantas biografias foram feitas, mas com certeza passam das centenas. A primeira biografia marcante feita foi do tetracampeão das 500cc Eddie Lawson e logo depois, a de Elio de Angelis. Foram surgindo algumas convenções e os posts passaram a ter mais criticidade, mesmo que o blog passasse alguns dias sem movimento.

Os contatos ao longo desse tempo todo me fizeram hoje um feliz colunista do GPTotal. A falta de tempo ou até mesmo o cansaço muitas vezes me faz desistir de fazer um post mais elaborado, mas lembro que dezenas de pessoas dedicam um pouco de tempo para ler o que escrevo e é por causa disso que o blog hoje completa dez anos, mas com a perspectiva de muitos anos vindouros. Num post que fiz sobre o começo da temporada 2007 de F1, disse que com todas as palavras para me cobrarem que Lewis Hamilton um dia seria campeão. E até hoje ninguém me cobrou!

Abraços a todos que comentam, interagem ou simplesmente visitam o blog!  

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, João Carlos. Te conheço desde sempre, já sabia de sua paixão por corridas automobilisticas (paixão que veio de seu pai), mas não sabia que você tinha esse blog há tanto tempo. Bonito hobby. Seu pai certamente estaria orgulhoso de você. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir