sábado, 18 de março de 2017

História: 15 anos do Grande Prêmio da Malásia de 2002

Após dominar a abertura do campeonato, a Ferrari chegava à Sepang como grande favorita a vitória quinze anos atrás. As três edições da corrida malaia tinham sido vencidas pelos italianos e os pneus Bridgestone foram superiores aos Michelin em Melbourne, mesmo que na Austrália não houvesse o calor característico que sempre assola a Malásia. Após testes de confiabilidade com o novo F2002 em Mugello e Fiorano, a Ferrari decidiu usar a cautela e colocar na pista o F2001, enquanto a Michelin testava com suas clientes em Paul Ricard e Silverstone. Eram tempos de testes desenfreados...

Michael Schumacher ficou com a pole, sua quarta consecutiva em Sepang, que só viu o alemão em primeiro no grid. Porém, a Ferrari não teve vida fácil e Juan Pablo Montoya foi o único a ameaçar Michael, colocando a Williams em segundo. Se conseguiu superar Schumacher em Melbourne, Barrichello tomou meio segundo do companheiro de equipe, mesma diferença separou os dois pilotos da Williams. A terceira fila era composta pela McLaren, mas 1s mais lento que o ritmo da pole. A posição de "melhor do resto" ficou com Nick Heidfeld na Sauber e seu único concorrente real foi surpreendentemente Jenson Button, que conseguiu bater seu companheiro de equipe Jarno Trulli, marcando um tempo quase 0.7s mais rápido. Em condições quentes, a Michelin pareceu se recuperar frente a Bridgestone, com a Williams conseguindo andar no ritmo da Ferrari do ano anterior, enquanto a McLaren estava isolada como terceira força.

Grid:

1) M.Schumacher (Ferrari) - 1:35.266
2) Montoya (Williams) - 1:35.497
3) Barrichello (Ferrari) - 1:35.891
4) R.Schumacher (Williams) - 1:36.028
5) Raikkonen (McLaren) - 1:36.468
6) Coulthard (McLaren) - 1:36.477
7) Heidfeld (Sauber) - 1:37.199
8) Button (Renault) - 1:37.245
9) Fisichella (Jordan) - 1:37.536
10) Salo (Toyota) - 1:37.694

O dia 17 de março de 2002 estava normal em Sepang, nos arredores da capital malaia Kuala Lumpur. Absurdamente quente e abafado, com a chuva podendo cair a qualquer momento. Pelo menos o sol abrasador tinha dado um tempo, para sorte dos pilotos. A impressionante largada de Ralf Schumacher em Melbourne tinha chamado a atenção do controle de largada da Williams e com Montoya na primeira fila, era de se esperar o colombiano ao lado de Schumacher na primeira curva. E foi justamente o que aconteceu! Os dois ocupantes da primeira fila chegaram lado a lado na primeira fila. Os dois não eram exatamente amigos e o toque foi inevitável. Ambos rodaram e perderam muitas posições, com o adicional de Schumacher ter quebrado sua asa dianteira. Com isso, Barrichello assumia a ponta da corrida, fazendo dele o que se esperava quando foi pole na Austrália.

O brasileiro imediatamente começou a construir uma boa vantagem sobre Ralf, enquanto Montoya e Michael Schumacher faziam corridas sensacionais de recuperação. Em terceiro e quarto vinham as duas McLarens, mas sem ritmo para acompanhar Ferrari e Williams, Raikkonen e Coulthard apenas administravam suas posições. Na volta 8 Montoya já estava em 6º lugar, depois de cair para 11º, quando o colombiano foi punido com um 'Drive Though', novidade em 2002, quando o piloto punido atravessa os pits com a velocidade limitada. O motivo era o contato com Michael na largada, causando uma certa polêmica, mas Montoya voltou à pista em 9º lugar, enquanto Michael Schumacher estava atravessando o pelotão, alcançando o 13º lugar. Na volta 15, Barrichello tinha 6s de vantagem sobre Ralf, enquanto a McLaren de Raikkonen já vinha 20s atrás. Coulthard abandonaria pela segunda corrida consecutiva na volta seguinte e na volta 20 começou a rodada de paradas para quem ia visitar os boxes duas vezes. Michael Schumacher fez o seu pit stop e Rubens Barrichello foi ao pit na volta seguinte dando a liderança para Ralf Schumacher, que dava pinta que pararia apenas uma vez. Uma volta mais tarde Juan Pablo Montoya parou. Rubens Barrichello voltou à pista atrás de Kimi Raikkonen, em terceiro, e parecia estar preso atrás de Kimi, no entanto, o motor da McLaren quebrou na volta 25 e Barrichello estava em segundo. Surpreendentemente Jenson Button, que também estava numa tática de uma parada, estava em terceiro lugar após o abandono das duas McLarens. Tanto Juan Pablo Montoya como Michael Schumacher se beneficiaram do infortúnio da McLaren. Montoya estava na 4ª posição e Michael Schumacher na 6ª posição na volta 30.

Ralf Schumacher e Jenson Button fizeram o seu único pit stop na volta 32. Rubens Barrichello assumiu a liderança com Ralf Schumacher e Juan Pablo Montoya logo atrás. Na volta 36, ​​Rubens Barrichello fez a sua segunda parada e voltou ao 2º lugar, na frente de Juan Pablo Montoya. Enquanto isso, Michael Schumacher subia para 4º depois de passar por Heidfeld e Button. Na volta 40, as chances da Ferrari de vitória acabam quando o motor de Rubens Barrichello explode. Juan Pablo Montoya fazia sua segunda parada e voltava atrás de Jenson Button. Uma volta mais tarde Michael Schumacher faz sua segunda parada e voltava atrás de Montoya. O colombiano da Williams passa facilmente por Button, mas o inglês engrossa para cima de Schumacher, contudo, de forma cruel, Button tem problemas no pescador de combustível nas voltas finais e para não ficar sem gasolina, tem que diminuir o ritmo, cedendo o seu lugar no pódio para Schumacher. A Toyota estava prestes a ganhar seu segundo ponto na F1 com Allan McNish, mas num erro de procedimento, algo comum em equipes novas, a Toyota errou em sua parada e quem garantiu o sexto lugar, posição que garantia ponto em 2002 era o novato Felipe Massa, que com 20 anos, se tornava o piloto brasileiro mais jovem a pontuar na F1. Numa corrida sem erros e se aproveitando dos problemas alheios, Ralf Schumacher cruzou a bandeirada com 40s de vantagem para Montoya, completando a dobradinha da Williams. Se não fosse o toque com Schumacher e a punição, o colombiano tinha tudo para vencer em Sepang. A sequencia vitoriosa da Ferrari foi quebrada, mesmo Schumacher tendo feito uma corrida exuberante, saindo de último para o pódio. Com a Williams mostrando força, parecia que a temporada 2002 seria uma emocionante briga entre duas equipes. Porém, a Ferrari tinha um ás na manga. O F2002 iria estrear em breve. Para trucidar a oposição!

Chegada:
1) R.Schumacher
2) Montoya
3) M.Schumacher
4) Button
5) Heidfeld
6) Massa 

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