domingo, 26 de março de 2017

Top Gun

Num dos finais de semanas mais conturbados dos últimos tempos, a MotoGP começou 2017 confirmando que Maverick Viñales, cujo nome foi inspirado no personagem Maverick do filme Top Gun, é mesmo um dos favoritos ao título desse ano, apesar de estar apenas estreando na Yamaha esse ano. O espanhol fez uma prova madura e soube superar uma má largada, as condições traiçoeiras da pista de Losail para superar Andrea Doviziozo e vencer em sua primeira corrida numa equipe com boas condições de vitória.

Se há algo que ninguém espera no deserto é chuva. E chuva forte. Mesmo construído com dinheiro a rodo, o circuito de Losail não foi pensado em enfrentar chuva e talvez por causa disso, ninguém pensou em construir um sistema de drenagem mínimo para comportar qualquer chuvinha que seja, mesmo que em Doha chova menos de dez dias por ano. O resultado disso foi o vexame visto nesse final de semana, onde a menor garoa fazia com que a pista ficasse impraticável, cancelando os treinos de sábado e atrasando a largada da MotoGP. Isso fez com que a Sportv passasse um mico, para quem viu, histórico. Logo depois da corrida, em horário normal, iria ter um jogo de vôlei. O atraso fez com que, bem na hora da largada, a corrida fosse interrompida para começar... um documentário sobre o Manchester United. Quando as Redes Sociais passaram a esculachar, alguém com bom senso resolveu trazer a MotoGP de volta e atrasando o vôlei, mesmo que perdêssemos quase metade da corrida.

Voltando a corrida, Viñales não largou bem e chegou a estar em quinto, ainda tateando uma pista escorregadia, que vitimou Johan Zarco. O francês fazia uma estreia de sonho com a Yamaha Tech 3 e liderava com decisão, quando caiu. Maverick ganhou uma posição e partiu para cima do trio que liderava, na ordem, Doviziozo, Iannone e Márquez. Mesmo montado numa moto menos selvagem do que a Ducati, Iannone mostrou o porquê foi preterido pelo o seu xará Doviziozo. Andando rápido, Iannone caiu sozinho, estragando a boa estreia que fazia pela Suzuki. Viñales já tinha passado Márquez e partia para cima de Doviziozo. Numa bela corrida de recuperação, Rossi saía da décima posição do grid para quarto, andando no mesmo ritmo do companheiro de equipe. Maverick partiu para cima de Dovi, que sempre andou bem em Losail e vinha de dois segundos lugares na pista. Viñales foi com tudo para a vitória, mas logo percebeu o motivo do bom desempenho de Doviziozo: o motor Ducati.

Era impressionante como Doviziozo engolia Viñales quando chegava na reta dos boxes, mas no momento em que o piloto da Yamaha conseguiu equilibrar a melhor ciclística da Yamaha no miolo do circuito, o espanhol segurou o rojão de Doviziozo na reta e deixou o italiano em segundo pela terceira vez consecutiva em Losail. Rossi chegou em terceiro e deu uma verdadeira lição nos seus rivais. Márquez este irreconhecível e chegou apenas em quarto, com o não menos opaco Daniel Pedrosa já próximo. O espanhol da Honda correu o risco de ter chegado atrás da Aprilia Aleix Espargaró, uma moto sem potência, mas pilotada com maestria por Espargaró. E Lorenzo? O espanhol da Ducati teve uma estreia terrível, chegando a correr em 13º e terminando duas posições à frente, enquanto seu companheiro de equipe brigava pela vitória. Nem a segunda Ducati Lorenzo conseguiu ser, superado pelo piloto privado Scott Redding. 

Rossi teve uma pré-temporada ruim, largou apenas em décimo e conseguiu uma corrida magnífica, chegando no pódio, enquanto Márquez, Pedrosa e Lorenzo pareceram desistir no menor dos obstáculos. O caso de Lorenzo é ainda mais emblemático. Ninguém pode duvidar do talento de Jorge, mas correndo com uma moto complicada, será muito difícil Lorenzo demonstrar a confiança de outrora. 

Confiança que parece sobrar em Maverick Viñales. O moleque foi soberbo na corrida de hoje, sabendo atacar quando podia, driblando a potência da Ducati e sabendo-se livrar de pilotos fortes, como Márquez. Mavarick começou 2017 demonstrando que as velhas raposas da MotoGP tem novo concorrente faminto por vitórias.   

Um comentário:

  1. E olha que em alguns momentos,Lorenzo chegou inclusive a ficar atrás de Loris Baz que utiliza a Desmosedici GP15...

    Se nada mudar,a Ducati vai rezar pra 2017 acabar rapidinho,já que o maior talento de Lorenzo é apagar incêndios com bastante gasolina.

    ResponderExcluir