domingo, 6 de agosto de 2017

What a feeling

A volta das férias da MotoGP foram bem conturbadas pelo clima instável em Brno, lugar do Grande Prêmio da República Tcheca. A chuva apareceu no meio da Moto2 e já deixou a corrida da categoria menor confusa, praticamente nos mostrando duas corridas distintas. A MotoGP foi declarada com pista molhada, mas na volta de apresentação já fazia sol. Quem tivesse uma melhor sensibilidade sobre as condições de pista, iria sobressair. E quem teve o 'feeling' perfeito foi Marc Márquez. O espanhol da Honda, que largou na pole, escolheu o pneu menos favorável para a condição de pista molhada e por isso foi o primeiro a trocar de moto. Quando a poeira baixou, Márquez tinha uma vantagem inexpugnável de 20s e com a vitória de hoje, começa a disparar na frente do campeonato.

Ao contrário das corridas malucas, o resultado em Brno foi bem normal, com as duas Hondas terminando em dobradinha após terem dominados nos treinos, após um teste acontecido semanas antes na bela pista tcheca ter deixado a Honda com um passo à frente das rivais. Com a pista molhada, mas com o sol já brilhando, Márquez resolveu calçar os pneus traseiros com o composto de chuva mole, porém, a pista secava a olhos vistos, tendo a surpreendente liderança de Jorge Lorenzo, que disparou em outra largar sensacional e ao contrário do visto anteriormente, se destacava com pista molhada. Com o desgaste de pneus mais acentuado, Márquez foi perdendo posição em cima de posição e fez o espanhol pensar rápido e ser um dos primeiros a parar nos boxes e trocar de moto, acertada para piso seco. Marc venceu a corrida nesse momento. Os demais pilotos foram parando nas voltas seguintes e Márquez, mais rápido na pista com larga vantagem com os pneus corretos para a ocasião, se viu com 20s de vantagem para pilotos com máquinas fracas, como Redding, Aleix Espargaró e o piloto da casa Karel Abraham. Logicamente eles foram superados pelos pilotos que demoraram mais um pouco para parar e Daniel Pedrosa completou a dobradinha da Honda numa pilotagem segura, mas também solitária.

Maverick Viñales parou um pouco de lamentar sua situação perdida dentro da Yamaha e foi ganhando posições até alcançar a terceira posição, voltando ao pódio depois de muito tempo, mas ao mesmo tempo ficando com um gosto amargo de ver um título que parecia bem alcançável cada vez mais nas mãos de Márquez. Se Valentino Rossi fosse realmente correr na F1, ele teria sérios problemas nas estratégias, pois novamente o italiano julgou errado a hora de parar, sendo um dos últimos a trocar de moto e perdeu um tempo impressionante na manobra, caindo para o pelotão intermediário, mas ainda tendo tempo para salvar um quarto lugar, numa bela ultrapassagem na última volta sobre Cruthlow. Doviziozo seguiu Rossi na estratégia e ficou em sexto, enquanto Lorenzo passou pelo mico de entrar nos boxes e encontrar a Ducati ainda arrumando sua moto, o deixando nas últimas posições e bastante contrariado.

Marc Márquez teve o sentimento correto sobre a pista e entrou nos boxes na hora certa para garantir uma importante vitória nessa volta às férias da MotoGP e consolidar ainda mais sua liderança no campeonato. Num campeonato onde Honda, Yamaha e Ducati se alternam nas vitórias de acordo com a pista, Márquez soube utilizar bem a vantagem da Honda e numa condição difícil por causa do tempo venceu com extrema categoria. Os pilotos da Yamaha, principalmente Viñales, parecem um pouco perdidos com o acerto da moto e de grandes favoritos ao título, vêem cada vez mais de longe Márquez tentar garantir um quarto título em cinco anos.

2 comentários:

  1. Corrida flag-to-flag não é mesmo a praia de Valentino Rossi. Impressionante o quanto o Doutor se lasca nessas situações,sempre errando o momento de entrar pra efetuar as trocas.

    ResponderExcluir
  2. Essa nova pixotada de Rossi lhe custou uma ótima chance de vitória,sendo que veio forte desde o sábado.

    ResponderExcluir