domingo, 15 de agosto de 2021

Doideira molhada

 


Desde que a F1 se aproximou do Red Bull Ring, os meteorologistas austríacos prometiam chuva. Passaram dois finais de semana e nada de água vindo do céu. Veio a MotoGP com dois finais de semana seguidos na mesma pista e a mesma previsão da turma do Tirol. O primeiro final de semana que teve vitória de Jorge Martin teve um belo dia de sol no domingo. Provavelmente já se pensava que os austríacos lembravam muitos brasileiros que adoram disseminar fake news por aí, mas na quarta tentativa, mesmo que no fim da corrida, finalmente os compatriotas de Niki Lauda acertaram e a chuva deu às caras. E como normalmente ocorre quando chove, a corrida fica insana e a MotoGP viu uma de suas melhores corridas dos últimos tempos.

Já na volta de apresentação haviam pingos de chuva, mas as primeiras voltas transcorreram em relativa normalidade, com os pilotos forçando no limite da aderência, sem se preocupar com a garoa que aparecia aqui e ali. Vindo de vitória e tendo marcado a pole position, Jorge Martin era um dos destaques e o jovem espanhol poderia ser o primeiro novato a vencer duas corridas consecutivas vindo da pole em cinquenta anos da principal categoria do Mundial. Porém, o piloto da Pramac Ducati tinha uma concorrência selvagem,em Pecco Bagnaia, Marc Márquez, Fabio Quartararo e Johan Zarco. Esses cinco pilotos lideraram boa parte da corrida, mas logo se reduziu a quatro com a queda de Zarco. Nas voltas finais, as nuvens ficavam cada vez mais negras, enquanto Bagnaia lutava diretamente com Márquez pela vitória, seguido por Quartararo. Martin já vinha a certa distância, seguido de perto por Mir e Brad Binder, na ocasião, o melhor piloto da KTM, que corria em casa. Foi então que a chuva desabou de vez.

Com os pilotos tateando atrás da melhor aderência, os seis primeiros se misturaram numa disputa incessante pela ponta, com várias trocas de posição. Destaque para uma incrível ultrapassagem de Quartararo na desafiadora curva 3, quando pulou de quinto para segundo! Com a pista cada vez mais molhada, mas com poucas voltas para o fim, os pilotos se perguntavam: parar para trocar de moto ou não? Jack Miller e Joan Mir abriram os trabalhos. Talvez cedo demais. Na passagem seguinte, Márquez liderava o pelotão da frente e quando o grupo de aproximou da entrada dos boxes, a chuva era forte o suficiente para Quartararo levantar o braço e Márquez embicar para os pits. Numa cena de 'siga o líder', todos foram para os boxes. Menos um. Brad Binder resolveu arriscar e ficou na pista, algo que vários pilotos que vinham nas últimas posições tentaram. Valentino Rossi chegou a nos fazer sonhar ao aparecer em terceiro, no que seria seu pódio de número 200. Mesmo quem tinha pneus para chuva sofriam e Márquez caiu quando liderava os pilotos que foram aos pits. Binder liderava soberano, mas com a pista claramente molhada e com pneus slicks, o sul-africano praticamente passeava na pista de tão lento que estava, rumo à bandeirada. 

Na última volta, Bagnaia foi quinze segundos mais rápido do que Binder, ultrapassou várias motos equipadas com pneus slicks e conseguiu um segundo lugar, seguido por Martin. Pensando no campeonato, Quartararo foi apenas sétimo, mas viu sua liderança no campeonato subir bastante, ajudado pela queda de Zarco. A Yamaha teve um final de semana bastante agitado fora das pistas, com o fim do patrocínio da Petronas na sua equipe satélite e o escândalo da suspensão de Maverick Viñales. Na semana passada Viñales forçou sua moto além do limite de giros do motor, numa tentativa frustrada de quebrar o motor antes de abandonar a corrida de forma voluntária. Suspenso dessa corrida e provavelmente do resto do campeonato, Viñales deu um verdadeiro tiro no pé com sua atitude impensada, saindo de uma promissora parceria com a Yamaha como vilão em um ato amador. Sem contrato para 2022, Viñales pode ter queimado sua carreira definitivamente.

Fazendo uma aposta que se mostrou certeira, Brad Binder não seguraria mais nenhuma outra volta na ponta. O sul-africano arriscou tudo na casa da KTM e conseguiu uma vitória surpreendente no que foi uma corrida caótica e das mais interessantes na MotoGP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário