domingo, 22 de agosto de 2021

De volta ao jogo

 


Nunca é bom subestimar a competitividade da Indy. Depois de um início complicado de campeonato, incluindo recordes negativos, a Penske deu a volta por cima em 2021 e após as doloridas derrotas em Elkhart Lake e Detroit, Josef Newgarden contou com a ajuda de um strike da equipe Ganassi para ficar numa posição muito forte dentro do campeonato da Indy.

A fome de Newgarden de vitória ficou clara numa das relargadas em Gateway, quando bateu rodas com seu companheiro de equipe Simon Pagenaud para ganhar uma posição e deixar o francês possesso, pois no processo perdeu o bico e caiu para último. A Penske tinha mostrado sua força com a pole de Will Power, mas o australiano nunca teve ritmo de corrida para vencer, ao contrário de Newgarden, mas o americano não era o único. A dupla da Andretti Colton Herta e Alexander Rossi fez uma ótima prova nesse sábado à noite, liderando em vários momentos junto com Newgarden, mas os dois não viram a bandeirada. Após uma parada, Herta teve problemas de transmissão e Rossi provocou a última bandeira amarela da noite ao bater sozinho no muro, continuando com a via-crucis do americano.

Quando Rossi abandonou, Newgarden tinha apenas Pato O'Ward como grande rival pela vitória, mas Josef sabia que o mexicano da McLaren não o atacaria com muito ímpeto. A primeira metade da corrida em Gateway foi bastante truncada e cheia de bandeiras amarelas, com destaque para a boa estreia de Romain Grosjean em ovais. Numa das relargadas, Rinus Veekay foi bastante otimista no aproche da primeira curva e acabou batendo em Alex Palou, que bateu em Scott Dixon. Os três foram ao muro e apenas Dixon ainda retornou à corrida, mas inúmeras voltas atrasado. Palou, que já tinha visto o motor quebrar no misto de Indianápolis semana passada, viu sua confortável vantagem no campeonato virar pó e com o segundo lugar ontem, O'Ward fez o suficiente para se tornar o novo líder do campeonato.

Porém, O'Ward tem várias cobras criadas no seu encalço nas três corridas finais. Dixon caiu para quarto no campeonato, mas nunca é interessante subestimar um piloto do tamanho do neozelandês. Com a vitória, Newgarden pulou para terceiro, meros 22 pontos atrás de O'Ward, com Palou ainda na vice-liderança muito próximo, mas precisando findar sua onda de azar. As próximas três corridas acontecerão em três palcos icônicos da Indy e os dois primeiros colocados do campeonato nunca pisaram lá. Newgarden não conhece Laguna Seca, mas já conseguiu bons resultados em Portland e Long Beach. E não restam dúvidas que o piloto da Penske vem em ascensão nesse final de campeonato rumo ao tricampeonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário