Não há como não se compadecer do azar da Toyota. Há vários anos os japoneses se esmeram para construir o melhor carro de Endurance, mas na principal prova do ano em Le Mans, algo sempre acontece com a Toyota. Esse ano, Kamui Kobayashi conseguiu o feito histórico de ter batido o recorde da pista francesa que já durava mais de vinte anos e havia um motivo para isso. Com os carros chegando aos 400 km/h no final da reta Mulsanne no final dos anos 1980, os organizadores franceses colocaram duas chicanes para frear a velocidade no local, mas com o aumento de tecnologia, aderência e eficiências em outras frentes, a Toyota conseguiu bater esse recorde.
Com a Porsche tomando 1s ou mais e sem a presença ameaçadora da Audi, de fora em Le Mans após quase vinte anos, a Toyota nadava de braçada até ter problemas quase que simultâneos em seus três carros, praticamente entregando a vitória para a Porsche, mas não sem drama. O carro do trio Jani/Lotterer/Tandy liderava por mais de uma dezena de voltas quando teve problemas faltando três horas para o fim. A vitória estava indo para um carro da LMP2, de uma equipe do ator Jackie Chan. Seria quase que uma piada, mas um segundo carro da Porsche, que tivera problemas no começo da corrida, veio como um furacão com o trio Bernhard/Bamber/Hartley e a Porsche venceu pela 19º vez em Le Mans.
A Toyota não teve uma derrota tão cruel como no ano passado, mas os sucessivos contra-tempos quando lidera já começa a virar a lenda em Le Mans.
Porque seria quase que como uma piada uma vitória do time do Jackie Chan em Le Mans?
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