É comum os pilotos falarem após os treinos que 'irão analisar os dados junto com a equipe essa noite'. Que dados são esses não se sabe ao certo, mas com certeza a Penske aprendeu muitas lições após a péssima corrida de ontem em Gateway, garantindo a vitória para Josef Newgarden, numa disputa com Pato O'Ward e Will Power.
A corrida no oval de Saint Louis foi basicamente decidida na base das estratégias e nos pits. Parar mais cedo ou ter um pit-stop mais rápido fizeram toda a diferença nessa tarde em Gateway. Mesmo sendo um oval, os carros da Indy tem baixo downforce e não permite carros lado a lado, fazendo as ultrapassagens muito difíceis. Não tanto quanto a F1, mas a Indy sofre com a falta de ultrapassagens em ovais. Troca de posição de destaque, na pista, apenas Will Power tomando a segunda posição de Josef Newgarden ainda no começo da prova e como ambos são pilotos da Penske, foi uma ultrapassagem nada forçada ou com um toque a mais de agressividade.
Em momentos assim a Penske se sobressai. Ontem a bandeira amarela no meio da corrida atrapalhou os planos da trupe de Roger Penske, mas numa prova onde a única amarela surgiu faltando duas voltas, a equipe mais vitoriosa da Indy colocou seus pilotos nos lugares certos e foram certeiros nos pit-stops. Na última parada, Newgarden e O'Ward pararam juntos, com o mexicano liderando a corrida. Quem saiu na frente? Newgarden, que partiu para uma importante vitória, se ainda quiser pensar em campeonato. Mesmo num final de semana aonde não se destaca, Scott Dixon vai lá e consegue um bom quinto lugar, mantendo Newgarden sobre controle.
Destaque nas duas provas em Gateway, Pato O'Ward provou que tem muito futuro na Indy e sua primeira vitória não tardará. Hoje Tony Kanaan pode ter feito sua última corrida na Indy, depois de uma carreira que passou por quatro décadas, com muitas vitórias e carisma. A Penske errou feio na estratégia ontem, mas aprenderam muito bem a lição hoje, colocando dois pilotos no top-3.
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