sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O mundo não é mais o mesmo

 


A saída da F1 na TV aberta era apenas uma questão de tempo. Poucos sabem, mas somos privilegiados de termos a F1 na Globo, onde em boa parte do mundo a categoria só é transmitida pela TV fechada. A falta de brasileiros correndo já era uma desculpa esperada se a Globo decidisse 'rebaixar' a F1 para o SporTV. Porém, de forma surpreendente, o divórcio foi ainda mais profundo, com a Vênus Platinada anunciando que a partir de 2021 deixará de transmitir a F1 em todas as suas plataformas, apenas cobrindo corridas como faria com a Indy ou a MotoGP atualmente.

Esse anúncio, confirmado hoje, mas falado fortemente desde ontem, pode ser um golpe na F1 no Brasil. Mesmo tendo várias plataformas para se acompanhar o que você quiser, como séries, filmes e por aí vai, a TV aberta ainda faz muita diferença, ainda mais na Globo. Além de dificultar a chegada de novos fãs, até mesmo a atração de novos pilotos para a F1 ficará um pouco mais complicada, pois um menino deslumbrado vendo uma corrida de F1 terá que obrigatoriamente pagar um plano de canais na TV fechada ou ver streaming. 

Os fatores dessa ruptura tão forte ainda serão conhecidos nos detalhes, mas a enorme crise causada pela pandemia com certeza influenciou bastante, tanto que a Globo não renovou com a Conmebol os direitos da Libertadores e com a FIFA. Se a Globo está assim, nem precisa falar que as demais (Record, SBT, Band e RedeTV) devem estar ainda em piores situações. Resta saber como nós, fãs mais apaixonados e contínuos, acompanharão as corridas de F1 em 2021. Hoje foi um marco histórico para quem gosta de F1. E mesmo criticando muito a Globo, podem ter certeza que não foi um marco positivo.    

Um comentário:

  1. Notícia triste. Conheci a F1 em 1998, claro, através da Globo. Lembro do mega acidente em Spa no msm ano, do grave acidente de Schumacher em Silverstone 99, o bi de Hakkinen, a primeira vitória de Rubinho, o controverso GP da Áustria 2002, o amplo domínio da Ferrari e de Schumacher, o surgimento de Hamilton e de tantos outros grandes pilotos... Nossa são tantas e tantas lembranças que daria pra passar horas escrevendo. Quando a Globo começou a não exibir o treino oficial comecei a ver pelo SporTV pelos streaming da vida e já a algum tempo só assisto msm pela SKY sports F1, então para mim, hoje, não faz muita diferença, mas não deixa de ser muito triste essa notícia.

    ResponderExcluir