Após a definição dos campeões de 1975 (Niki Lauda e Ferrari), não havia muito em jogo para a derradeira etapa do mundial daquele ano. Emerson Fittipaldi e Carlos Reutemann decidiriam quem seria o vice-campeão, com dois pontos de vantagem para o brasileiro, que ainda não tinha renovado seu contrato com a McLaren. Algumas equipes nem foram à América do Norte, pois com o cancelamento da corrida no Canadá, apenas Watkins Glen estava no foco das equipes, com a pista americana recebendo uma chicane para diminuir a velocidade, pois nas duas últimas corridas em Glen houveram duas mortes (Cevert e Koinigg). Um dos motivos para qual algumas equipes não viajaram foi a falta de dinheiro. Se sabia que a Hesketh estava sérios problemas financeiros e sir Alexander Hesketh estava a ponto de liberar James Hunt, cujo o passe era disputado por Lotus e Brabham.
Lauda conseguiu sua nona pole em 1975, igualando o recorde que era do próprio austríaco em 1974. Brambilla chegou a ficar com o melhor tempo na sexta-feira, mas não repetiu o bom desempenho no sábado. Emerson Fittipaldi melhorou seu tempo e completaria a primeira fila ao lado de Lauda, iniciando bem sua luta com Reutemann pelo vice, com o argentino conseguindo o terceiro tempo. Os treinos foram marcados pelo forte acidente de Brett Lunger, que nada sofreu, e por um incidente inusitado com Jacques Laffite. Precisando usar colírio, o francês confundiu os frascos e colocou nos olhos um produto anti-embaçante, queimando seus olhos e o deixando de fora da corrida no domingo.
Grid:
1) Lauda (Ferrari) - 1:42.003
2) E.Fittipaldi (McLaren) - 1:42.360
3) Reutemann (Brabham) - 1:42.685
4) Jarier (Shadow) - 1:42.759
5) Andretti (Parnelli) - 1:42.822
6) Brambilla (March) - 1:42.846
7) Pryce (Shadow) - 1:42.960
8) Depailler (Tyrrell) - 1:43.032
9) Mass (McLaren) - 1:43.100
10) Scheckter (Tyrrell) - 1:43.127
O dia 5 de outubro de 1975 amanheceu nublado em Watkins Glen, no estado de Nova Iorque, mas não havia previsão de chuva para a corrida, o que era um bom presságio aos pilotos, que protestaram antes da corrida contra a FISA sobre os contratos que tinham com as equipes. Mesmo sendo a última corrida da temporada e sem muita coisa a ser decidida, havia uma certa tensão no ar, pois Watkins Glen era considerada uma das pistas mais perigosas do mundo. Na largada Lauda sai muito bem e manteve a ponta, seguido por Emerson e Jarier. Reutemann largou mal e perdeu duas posições, complicando suas aspirações ao vice-campeonato.
Numa visão muito conhecida em 1975, Lauda liderava com tranquilidade a corrida, enquanto Emerson era pressionado por Jarier, mas não demorou para o brasileiro se livrar do piloto da Shadow. Mais atrás um incidente incomum fez Mass perder quatro posições. O alemão desligou acidentalmente seu motor, perdendo repentinamente desempenho, mas Mass percebe a tempo de não ser completamente engolido pelo pelotão. Após ganhar frente à Jarier, Emerson tentou um ataque em cima de Lauda, ficando apenas 1s atrás da Ferrari, enquanto Reutemann subia para quarto ao deixar Brambilla, contudo a corrida do argentino só duraria até a décima volta, quando seu motor explodiu. Emerson garantia seu vice-campeonato. Clay Regazzoni tinha parado nos boxes para trocar a asa dianteira de sua Ferrari após um toque em Mass e estava a ponto de tomar uma volta. Gentilmente ele deixou Lauda passar, mas não fez o mesmo com Emerson, que perseguia Lauda de perto. O piloto da McLaren gesticulava ostensivamente, enquanto Regazzoni permanecia bloqueando Emerson. Nos boxes, a equipe McLaren vai reclamar com o diretor de provas Burdette Martin, chegando a sugerir que Martin não desclassificasse não apenas Regazzoni, mas também Lauda! Depois de nove longas voltas Regazzoni finalmente deixou Emerson passar, mas o brasileiro já se encontrava 10s atrás de Lauda e sua segunda posição só não estava ameaçada por que Jarier quebrara novamente. Seu 12º abandono em catorze corridas! Nos boxes a confusão continuava quando Martin falou à Ferrari que desclassificaria Regazzoni. Luca di Montezemolo ficou furioso e quase saiu no braço com o diretor de prova!
Regazzoni entra nos boxes para abandonar, mas por ordem de Montezemolo, que não queria seu piloto desclassificado. Hunt era o terceiro colocado, mas atrás do inglês vinha uma fila de carros, inclusive Mass, que após seu erro bizarro, se recuperava. Na volta 33 Mass ultrapassou Hunt, deixando-o à mercê de Peterson e Scheckter. Emerson Fittipaldi marca a volta mais rápida da corrida para dar o recado de que tinha carro para vencer, mas sua vitória fora tirada da Ferrari por um truque sujo. Nas voltas finais Hunt começou a ter problemas de freios e é ultrapassado por Peterson, na melhor corrida da Lotus em algum tempo. O detalhe era que Peterson ainda usava o datada modelo 72! Mass também passa a ter problemas de freios e é alcançado por Peterson, mas na penúltima volta o sueco se empolga demais e acaba fritando seus pneus, saindo rapidamente da pista, fazendo que Hunt retornasse ao quarto lugar. Confirmando sua ótima temporada, Niki Lauda vencia pela quinta vez em 1975, mas a polêmica estava no ar com os bloqueios de Regazzoni em cima de Fittipaldi e o brasileiro chegou a ir conversar com Clay depois da corrida. Contudo, essa presepada protagonizada pela Ferrari e Regazzoni não tirou o brilho do título de Lauda. O austríaco já havia dado o seu recado em 1974 e com mais experiência dentro da Ferrari, dominou a temporada com muita velocidade e constância. O título de 1975 estava em ótimas mãos, com Andreas Nikolau Lauda.
Chegada:
1) Lauda
2) E.Fittipaldi
3) Mass
4) Hunt
5) Peterson
6) Scheckter
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