sábado, 24 de outubro de 2020

Ventos do Atlântico

 


Com a histórica pandemia de 2020, o calendário da F1 teve enxertado alguns novos circuitos que, com respeito à outros países, deveriam ficar na F1 no lugar de pistas como Abu Dhabi, Barcelona ou Paul Ricard (com a chicane no meio da Mistral). O belo autódromo de Portimão trouxe um novo desafio a todos os pilotos da F1, num traçado cheio de curvas de raio longo, sem contar os enormes aclives e declives, além do forte vento vindo do Atlântico. Apesar de tudo isso, a Mercedes novamente ficou com a primeira fila e Lewis Hamilton garantia de forma apertada sua pole de número 97, se aproximando da marca centenária, algo muito raro nos esportes.

Portugal recebeu a F1 depois de 24 anos numa pista bem diferente do que a categoria está acostumada, com a padronização dos novos circuitos projetados por Hermann Tilke. Talvez a falta de manejo com um circuito tão diferente, além de escorregadio, fez com que muitos pilotos errassem nos treinos, mas nada que mudasse seriamente a ordem do pelotão. Os clientes da Ferrari ficaram no Q1, com Russell conseguindo colocar a Williams no Q2. Vettel faz outro final de semana vergonhoso e supera um recorde negativo em sua carreira, ao ficar de fora do Q3 pela oitava vez consecutiva. Muito, muito pouco para um tetracampeão. As condições de pista no Algarve estavam tão peculiares que muitas vezes os pilotos conseguiam a melhor volta com os pneus médios, como foi o caso da dupla da Mercedes no Q3. Bottas vinha dominando os treinos, mas como aconteceu em várias oportunidades, na hora agá Hamilton foi lá para esmagar o tempo do finlandês no apagar das luzes. Verstappen ficou num próximo terceiro, enquanto Albon, apenas sexto no grid, corre sério risco de ser mais uma vítima da impiedosa máquina de trituras pilotos comandada por Hemult Marko.

Com um público abaixo do esperado por causa da segunda onda da pandemia na Europa, Portimão verá uma corrida em que o resultado pode não mudar, mas que poderá ser bem diferente das outras corridas, até mesmo porque há previsão de chuva para amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário