sábado, 31 de outubro de 2020

Jogo rápido

 


A volta de Ímola à F1 também serviu para experimentar algo que há muitos anos é solicitado por algumas equipes: um final de semana de Grande Prêmio com apenas dois dias. Algumas vezes isso aconteceu, mas de forma aleatória, normalmente quando o clima não deixou. Com algumas restrições devido ao barulho na regiao, a F1 experimentou ter apenas dois dias numa pista nova para todo mundo, até mesmo as experientes. Desde 2006 fora do calendário da F1 e com o traçado modificado, Ímola foi novidade para todo mundo, porém, o pelotão não mudou muito, com a Mercedes dominando a primeira fila com Max Verstappen logo atrás.

Com apenas 90 minutos de treinos livres e muita correria, era esperado que houvesse alguma surpresa. Contudo, como normalmente acontece, esquecem de avisar isso aos 'russos'. Com a enorme diferença de orçamento entre as equipes, os times mais ricos tem mais recursos nos simuladores e o que se viu foi a Mercedes novamente dominar o sábado, com Max Verstappen logo atrás, mesmo o neerlandês tendo levado um susto quando uma vela do seu motor Honda deu defeito no Q2. Resumidamente, nada de estranho aconteceu, mas deu para pinçar alguns destaques. Fazendo uma bela homenagem à Ayrton Senna, Pierre Gasly ficou em quarto lugar, colocando ainda mais pressão sobre Albon, que teve sua volta deletada várias vezes por infringir os limites da pista. Na mesma curva... George Russell, com o contrato garantido com a Williams em 2021, não apenas foi ao Q2 como ficou perto de ir ao Q3, um verdadeiro feito pelo carro que tem.

Para quem lembra dos antigos GP de San Marino, Ímola não era um circuito que propiciasse corridas emocionantes e cheias de ultrapassagem. As curvas rápidas e a pista estreita era sinônimo de corridas sonolentas muitas vezes, mas também brigas históricas, como os inesquecíveis pegas entre Michael Schumacher e Fernando Alonso no biênio 2005/06. A largada deverá ser essencial amanhã e Bottas largará na ponta. Se ele será capaz de segurar o rojão de Hamilton, isso veremos amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário