Alguns pilotos são mais conhecidos por pequenos fatos não muito abonadores para as suas carreiras, do que ter feito algo marcante dentro das pistas. Isso recai muito bem em Norberto Edgardo Fontana, que completa 40 anos no dia de hoje. Ainda correndo atrás de ser um sucessor de Carlos Reutemann nos corações portenhos, Fontana foi para a Europa com apenas 18 anos correr na F-Ford suíça. No ano seguinte, Fontana se graduou para a então prestigiosa F3 Alemã com sucesso. Quando Karl Wendlinger sofreu seu sério acidente em Monte Carlo/94, a Sauber convidou Fontana, que acabara de testar pela equipe, para substituir o austríaco, mas o bom senso prevaleceu e o argentino de 19 anos, com apenas uma temporada completa nos monopostos, esperou uma próximo oportunidade.
Com bastante apoio, Fontana se tornou campeão alemão de F3 em 1995, derrotando na ocasião pilotos do naipe de Ralf Schumacher, Jarno Trulli e Alexander Wurz, todos eles com boas passagens na F1. O argentino ainda faturou no mesmo ano o Marlboro Masters em Zandvoort, batendo a então sensação das categorias de base na época, Jan Magnussen. Mesmo com todos esses predicados, Fontana não graduou para a F3000, como era o normal na época, e se mandou para a F-Nippon, também conhecida como F3000 Japonesa. A categoria chegava a ser algumas vezes até mais forte do que sua concorrente europeia e foi na F-Nippon que Fontana pareceu chegar ao seu limite, pois em duas temporadas, só conseguiu uma vitória.
Mesmo com esses resultados parcos, Fontana era piloto de testes da Sauber e em 1997 o argentino era cotado para estrear na F1, mas como o time suíço tinha assinado um contrato para receber motores da Ferrari, a Sauber teve que engolir Nicola Larini e Gianni Morbidelli, piloto de testes da marca de Maranello e longe dos seus melhores momentos na carreira. Quando Morbidelli sofreu um acidente e não pode continuar naquela temporada, Fontana finalmente fez sua estreia na F1 no Grande Prêmio da França de 1997 e já tinha ficado claro que o argentino estava longe de suprir as esperanças argentinas de ter, finalmente, um ídolo na F1. Foram três corridas discretíssimas até Norberto Fontana chegar ao seu 'auge' na F1.
O ano de 1997 será sempre lembrado pela forte e polêmica disputa entre Jacques Villeneuve da Williams e Michael Schumacher da Ferrari. O alemão chegou à última corrida daquela temporada, em Jerez, com apenas um ponto de vantagem sobre o canadense e a tensão era enorme para aquela corrida. Fontana largaria apenas em 18º e só seria visto na corrida quando Villeneuve perseguia de perto Schumacher no meio da prova. Fontana deixou o alemão passar rapidamente, mas para desespero para quem torcia por Villeneuve, o argentino fechou a porta do piloto da Williams por três curvas, fazendo com que Schumacher ganhasse um tempo valioso. Muitos colocaram a culpa na ruindade, combinado com o noviciado, de Fontana pelo incidente, mas como veríamos mais tarde, a Ferrari estava disposta a tudo para vencer aquele campeonato. Mais ou menos nove anos depois, Norberto Fontana declarou que a manobra tinha sido combinada antes da corrida entre ele e Jean Todt, então chefe da Ferrari, graças também à parceria entre Sauber e Ferrari. Em 2006 a Sauber, então comandada pela BMW, negou a situação, mas Fontana foi ainda mais longe, dizendo que nem Todt, nem Schumacher o agradeceram pela manobra, que no fim de nada valeu, com o toque que Schumacher deu em Villeneuve, mas que o canadense acabou se saindo praticamente ileso e foi campeão.
Após quatro corridas muito ruins, Fontana ainda passou dois anos tentando entrar na F1 com base nos patrocínios argentinos, mas até nisso o argentino falhou, sendo derrotado por Ricardo Rosset em 1998 (Arrows) e Marc Gene em 1999 (Minardi). No ano 2000 Fontana tentou a CART, numa equipe do seu compatriota John Della Penna, mas os resultados de Fontana foram tão ruins, que ele foi demitido no meio da temporada. Essa foi praticamente a última tentativa séria de Fontana nos monopostos e desde 2002 o argentino milita no fortíssimo automobilismo portenho, correndo na TC 2000, Turismo Carretera e Top Race V6. Porém, quando lembramos de Norberto Fontana, sempre nos veem a mente o retardatário tentando atrapalhar Jacques Villeneuve em 1997...
Nenhum comentário:
Postar um comentário