quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MP4-30

Após muita especulação sobre com quais cores a McLaren irá se apresentar em 2015, o time mostrou seu novo carro com praticamente o mesmo lay-out desde 1997, ano em que a McLaren, devido à saída da Marlboro, trocou a icônica pintura branco-vermelha pelo prata-preto. Um parêntese é que muita gente pensa que apenas Ayrton Senna correu com o desenho  Marlboro e teve sucesso. Emerson Fittipaldi venceu com esse lay-out, assim como James Hunt, Niki Lauda e Alain Prost. E o francês, empurrado com o motor Honda. Nos últimos dias, muita gente lembrou do carro de Ayrton e de uma possível homenagem que a Honda, que volta a empurrar o carro da McLaren, faria ao brasileiro, mas como falado acima, outros grandes campeões obtiveram sucesso com esse icônico lay-out branco-vermelho. E correndo com motor Honda!

Saindo das polêmicas antigas para as atuais, a McLaren vem de uma longa seca de títulos e vitórias. Desde 2012 o time comandado por Ron Dennis não vence uma corrida e após vinte anos de parceria, viu a Mercedes se concentrar em sua equipe oficial. Sabedor que nunca será campeão como equipe-cliente, Dennis rapidamente costurou um acordo com a Honda, novamente interessada na F1 graças à sua nova tecnologia de motores. Mesmo muito experiente em fazer motores campeões, a Honda deve se espelhar na Renault e, principalmente, na Ferrari, que tiveram grandes dificuldades em conseguir fazer um motor eficiente e potente, frente ao domínio da Mercedes.

Para tentar achar atalhos nessa sua luta para voltar a brigar pelos títulos, a Honda pressionou a McLaren para ter uma dupla experiente e cara. Ron Dennis viu Fernando Alonso sair da McLaren cuspindo maribondo no final de 2007 após apenas uma temporada tumultuada do espanhol na equipe. Com o experiente Jenson Button, Dennis também não mantinha um bom relacionamento e provavelmente o velho chefe de equipe preferisse o jovem Kevin Magnussen, mas Ron teve que engolir dois pilotos dos quais não se entendeu muito bem no passado, mas por outro lado garantirá qualidade e, o mais importante nesse momento, muita experiência para conseguir acertar o novo carro da McLaren, além do novíssimo motor Honda.

 Assim como a Ferrari, a McLaren terá uma dupla de pilotos campeã e também como a rival italiana, a McLaren correrá pressionada pelo tempo sem triunfos. Com dois pilotos do quilate de Alonso e Button, a McLaren terá a virtude de ter dois pilotos experientes, mas também terá a pressão de que se os resultados não vierem, a culpa não está sentado atrás do volante.

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