quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

FW37

O mês de janeiro vai chegando ao fim e os primeiros carros, ou as imagens deles, começam a vir à tona. Ontem a revista F1 Racing mostrou em sua capa o novo carro da Williams e para acabar de vez com as expectativas, a própria Williams divulgou duas fotos do seu novo carro para 2015.

O bico dos carros em 2014 foram o motivo de maior polêmica da F1 com invenções, uma pior do que a outra. Numa intervenção estética, a FIA resolveu criar algumas diretrizes para que bicos como o da Renault ou da McLaren desaparecessem. Ainda assim, o primeiro carro de 2015 tem um bico já com apelido: bico-mamilo. E foi essa a maior diferença do carro da Williams de 2015 em relação ao de 2014, além do patrocínio da Rexona, tomado da Lotus, em péssima fase.

Após anos de crise, onde até mesmo sua continuidade a médio prazo foi colocado em cheque, a Williams fez uma temporada sensacional em 2014, conseguindo um terceiro lugar no Mundial de Construtores, com Valtteri Bottas dominando Felipe Massa em vários momentos, mas como vem acontecendo nos últimos tempos, o brasileiro deu uma crescida na segunda metade da temporada e andou até mais do que o veloz finlandês, decantado como um talento à nível de futuro campeão. A continuidade é a grande aposta da Williams para permanecer no pelotão da frente, do qual era bem acostumada nas décadas de 1980 e 1990. Mesmos pilotos, praticamente a mesma equipe técnica e, o mais importante, o mesmo motor.

A troca do motor Renault pela Mercedes foi provavelmente o grande diferencial da Williams para sair dos cinco pontos conquistados em 2013 para os 320 em 2014. Porém, se a Williams quiser voltar aos anos dorados, onde brigava pelo título, a Williams tem que pensar um pouquinho mais alto, pois ser uma equipe cliente não ajuda muito essa causa. Sempre comparada com a McLaren ao longo dos últimos trinta anos, a Williams pode se inspirar na rival ao sair do guarda-chuva da Mercedes e se associar, num futuro próximo, a uma grande montadora e se tornar equipe oficial, garantindo toda a atenção e investimento para lutar pelo título, já que a Williams tem tradição, uma ótima equipe técnica, além de um piloto de futuro, Bottas. Contudo, enquanto for equipe cliente da Mercedes, que tem uma equipe própria na F1 e quer vencer tudo novamente, será bastante difícil a Williams dar o esperado próximo passo. 

Um comentário: