sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SF15-T

Ferrari e Sebastian Vettel começam sua caminhada juntos em 2015 com muitas coisas em comum. Foi uma temporada difícil para ambos e uma mudança enorme foi feita para que se mantivesse a motivação. Vettel saiu da Red Bull após anos gloriosos na equipe austríaca para seguir o plano de carreira do seu ídolo Michael Schumacher e tentar reerguer a Ferrari, que não está na situação crítica que Michael encontrou a equipe no final de 1995, mas que também passa por uma enorme crise e mudou muita coisa para tentar voltar ao rumo das vitórias.

A Ferrari fez uma limpa geral, começando do antes intocável presidente Montezemolo, passando pelo chefe de equipe e os principais líderes técnicos ferraristas. Com tanta coisa nova, será quase impossível ver a Ferrari retornando aos anos gloriosos de dez anos atrás já em 2015, mas com paciência, será possível ver o time evoluir. Essa semana chegou a notícia de que Vettel ficou tão decepcionado com a nova tecnologia da F1, que pensou seriamente em se aposentar precocemente. Péssimo sinal para a Ferrari. Se no primeiro sinal de problema Vettel ficou tão de 'mimimi' a ponto de pensar em aposentadoria, será o alemão capaz de ter a paciência e a tenacidade, como Schumacher teve, para levar a Ferrari de volta ao olimpo? Essa notícia me deixou com uma pulga atrás da orelha...

Quem já mostrou não ter paciência e tenacidade foi Kimi Raikkonen e o finlandês já está na corda bamba no começo da temporada 2015. Praticamente um dos poucos sobreviventes da barca que mandou vários caciques da Ferrari para o RH, Kimi terá que fazer um ano bem melhor do que o apagado 2014 que teve, onde levava tempo de Alonso com a naturalidade com que ele entorna um litro de vodka. Menos mal para Raikkonen que Vettel é seu melhor amigo na F1 e isso pode ser uma motivação para o já veterano finlandês.

Se a Ferrari começou 2014 com dois campeões mundiais no seu cockpit, 2015 se inicia do mesmo jeito, mas essa é apenas uma coincidência, pois a Ferrari mudou bastante nos últimos 365 dias e como toda mudança que se preze, o tempo e a paciência será essencial para se cultivar os frutos semeados a partir desse ano. Mas será que Vettel e os tifosi terão essa paciência?

Um comentário: